Dinheiro?! Eu conheço, eu sei lidar!

Postado em 26/07/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 856 vezes.


Desde muito pequenas, as crianças já são inseridas no mundo social, capitalista e consumista. E a escola, como local de aprendizagens, não poderia deixar de abordar, sistematicamente, o assunto da Educação Financeira com as crianças, desde a Educação Infantil.

 

Assim, os alunos, a partir do 3º Período do Centro Educacional São Camilo, já estudam a disciplina de Educação Financeira, conhecendo o dinheiro, o valor que ele tem, a diferença entre querer e precisar, o poupar, o planejamento das finanças, enfim, aprendem a lidar com o dinheiro de uma forma mais consciente.

 

Além de aprender a lidar com o dinheiro, as crianças aprendem a economizar, não somente recursos financeiros, mas também recursos naturais, visando a sustentabilidade de nosso planeta.

 

Esse trabalho vem tomando destaque na educação de nossos alunos, e a transposição dos conceitos aprendidos está nas famílias e na sociedade.

 

Nas últimas semanas, esse tema foi foco de interesse da TV local, entrevistando, em nossa escola, as crianças e professores, para saber um pouco mais desse assunto que é tão atual e importante entre os cidadãos.

 

“O objetivo de se educar crianças em relação ao dinheiro deve ser o de levá-las a atingir a maturidade financeira, ou seja, a capacidade de adiar os desejos em função de futuros benefícios. Atingir essa maturidade não é um processo natural. Ao contrário, nossa natureza é buscar a satisfação imediata a todos os desejos e necessidade. Para vencer essa barreira, a educação financeira deve insinuar-se desde os primeiros meses da vida das crianças.” Relata a Educadora Financeira, Cássia D’Aquino.

 

 Assim, mais uma vez, o Centro Educacional São Camilo apresenta-se com diferenciais que levam uma educação vivencial, cotidiana e futurista, investindo no ensino de qualidade e com as habilidades e competências para formação do sujeito pensante e atuante no mundo.