Era uma vez... uma sala sonolenta ou uma sala acordada?

Postado em 23/07/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Joze Lívio Magalhães.

Visualizado 1138 vezes.


As turmas dos 5ºs pedis , matutino e vespertino, brincaram de “Sala sonolenta”, após ouvirem a história “ Casa Sonolenta”, do autor Audrei Wood. Uma narrativa contada em versos que se repetem, em uma casa sonolenta onde, todos dormindo, a avó, o menino, um cachorro, um gato, um ratinho e uma pulga(penetra e acordada), que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu no menino, que deu um susto na avó, que quebrou a cama... Uma história muito engraçada, que rendeu muitas atividades, brincadeiras e descobertas científicas.

 

Como proposta do módulo educativo 2 do Sistema Anglo, as crianças vieram para escola vestidas de pijamas e pantufas, assim como as personagens da história estão trajadas no decorrer da narrativa. Trouxeram, também, pequena colcha, ursinho de pelúcia e um pequeno travesseiro.

 

A brincadeira aconteceu no Cineminha da escola, deitados no tatame e lá as crianças viram vídeos educativos sobre os primeiros habitantes do planeta Terra e suas moradias; pintura rupestre e, também sobre os diferentes tipos de moradias existentes no mundo.

 

Ouviram novamente a história base dessa brincadeira e assistiram ao vídeo “De onde vem o arco-íris?”, um elemento da natureza, que surgiu no final da narrativa, no amanhecer, após uma noite chuvosa.

 

Ao final da brincadeira, a professora atendeu ao pedido das crianças para brincarem de “guerrinha de travesseiro”.

 

Foram momentos de diversão e aprendizagem que os alunos amaram!