Ler, conhecer, vivenciar

Postado em 22/08/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora de Língua Portuguesa, Mariene Carolino.

Visualizado 1862 vezes.


Esses três verbos: ler, conhecer, vivenciar fizeram parte do universo leitor dos 5º anos, através da obra “A ilha perdida” de Maria José Dupré. Que a leitura traz muitos benefícios, nós, docentes, já sabemos. Entre eles pode-se citar: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, dos conhecimentos gerais e do senso crítico.

 

A leitura é,e sempre será, transformadora, através dela, o leitor pode frequentar lugares inventados, viajar para mundos imaginários e até mesmo criar um vínculo afetivo com os personagens dos livros.Tudo isso foi observado, após a leitura do livro “A ilha perdida”, nos alunos dos 5º anos do Centro Educacional São Camilo, que receberam, de suas professoras de Língua Portuguesa, Mariene Carolino e Vanessa Juriatto, o comando de representar os espaços retratados no livro – a ilha e a fazenda de Padrinho– nos mínimos detalhes, através de uma maquete.

 

 As professoras dividiram as turmas em pequenos grupos que, com olhares bem criteriosos, fizeram a representação desses dois espaços de maneira espetacular. A representação de Simão, com barba branca, dos macaquinhos amigos dele, de Lucas, o veado sempre presente, além da oncinha, do papagaio, enfim, muitos foram os detalhes, descritos no livro, explorados por eles. E isso só veio reforçar o quanto os alunos se envolveram na leitura, tornando-a prazerosa e significativa.

 

Parabéns, a todos os alunos dos 5º anos, pelo excelente trabalho realizado e apresentado!