Observação do Ambiente Natural: "Por que, é Primavera!"

Postado em 21/09/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Flávia Bettecher Madureira.

Visualizado 1319 vezes.


Sabe aquele lugar por onde você passa sempre, mas que na correria do dia a dia não para para apreciar as belezas naturais que ele propicia?


Pois os alunos dos quartos anos tiraram um tempinho para fazer essa observação do ambiente natural nos dias 19 e 20/09. Sob orientação da professora Flávia Bettecher Madureira, os alunos trabalharam em grupos com a finalidade de observar e, então, identificar a presença de agentes polinizadores nos jardins do Centro Educacional São Camilo - ES, que conta com uma área verde privilegiada para esse estudo.


Assim, os alunos, que se prepararam com uso de acessórios como lupas e binóculos, foram divididos em diferentes áreas da escola para essa prática e utilizaram roupas camufladas a fim de não espantar os animais polinizadores durante a exploração.


Fatores ambientais como temperatura e luminosidade foram analisados, sendo estes aspectos que influenciam no aumento ou redução do número de polinizadores que visitam as flores.


Enfim, entre tantas flores com detalhes diferentes quanto a cor, aroma, guias de néctar, os alunos puderam apreciar a beleza da natureza, num momento de sensibilização quanto ao respeito da preservação das espécies vegetais, em um momento muito propício, tendo em vista a proximidade do dia da Árvore comemorado em 21/09 e o período mais propício para o desabrochar das flores, quando se dá início à Primavera, em 22/09.


Parabéns aos alunos por mais esse momento reflexivo de expedição científica. Vocês deram um show de consciência ambiental!