Que tal brincarmos de PIM?

Postado em 28/12/2018 por Renata Dias Lopes.

Com informações de Prof.ª Alexandra de Andrade Dorigheto.

Visualizado 971 vezes.


O jogo, na educação matemática, parece justificar-se ao introduzir uma linguagem matemática que pouco a pouco será incorporada aos conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e estudo de novos conteúdos.

 

Dessa forma, a Matemática deve buscar no jogo, na brincadeira, a ludicidade das soluções construídas para as situações-problema seriamente vividas pelo aluno.

 

Por tudo isso, a Professora Alexandra de Andrade Dorigheto escolheu a brincadeira do “PIM” para introduzir o conteúdo matemático que iniciaria com seus alunos: Múltiplos e Divisores de um número. A partir dessa brincadeira, ficou bem mais fácil compreender que múltiplo de um número é o produto desse número por um número natural qualquer. Assim foi o início da 3ª unidade: marcada por muitas e muitas rodadas de “Pim”.  Muito divertimento e muita aprendizagem!