Colchas de Retalhos

Postado em 12/03/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Prof.ª Lucivane Cipriano Biccas .

Visualizado 1053 vezes.


A história de uma pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é formada de acontecimentos, dos momentos de alegria e de tristeza, dos sonhos, da vida de cada um.

 

É importante refletir sobre o ser humano como um ser em projeto, entender que o homem não anda sozinho, que há caminhos que se completam. Ninguém é igual ao outro. Um completa o outro. Um apoia o outro formando a humanidade.

 

Aí está a riqueza da diversidade, das identidades, dos valores. Todos podem ser diferentes e construir algo com o mesmo objetivo. Desse modo, poderão se sentir parte da grande teia da vida. Nós somos aquilo que vivemos.

 

Buscar a nossa própria história nos proporciona o autoconhecimento e o conhecimento de todos e tudo que nos rodeia. Entender para respeitar nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.

 

Assim iniciamos o nosso ano letivo, promovendo uma visão da realidade, das nossas diferenças e a importância das relações afetivas, pois é assim que aprendemos a amar e ser amados. Construímos a colcha de retalhos. Todos pensam diferente, sentem diferente, agem diferente, e somos um pedacinho no grande conjunto.

 

Importante é querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado. Todos unidos na procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formando a grande colcha da vida.