Alunos do 9° ano participam de aula prática sobre dispersão da luz

Postado em 07/06/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Prof. Leonardo Mardegan.

Visualizado 1210 vezes.


Na última quinta-feira, 06, foi realizada uma aula prática com os alunos do 9º ano do Centro Educacional São Camilo sobre a “dispersão da luz”, com o Professor Leonardo Mardegan. Os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Engenharia, onde realizaram as atividades práticas, que tiveram como objetivo mostrar que a luz branca pode ser decomposta em feixes de várias cores, as cores do arco-íris.

 

No dia da aula prática, os alunos puderam observar que quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios, surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.

 

Quando a luz está se propagando no ar e atinge um prisma de vidro, por exemplo, a velocidade da mesma muda para outro valor, que é menor do que quando estava se propagando no ar. Esse fenômeno também é o responsável pela formação do arco íris. Depois da chuva, minúsculas gotículas de água ficam suspensas no ar. Ao incidir nessas gotículas, a luz branca, proveniente do Sol, sofre os fenômenos da refração e da dispersão, fatores esses que acabam dando origem à coloração do arco-íris.

 

Ao concluir a prática, os alunos demonstraram desenvoltura durante a realização do trabalho, solicitando, em diversas ocasiões, a contribuição do professor, além da discussão dos dados encontrados com o grupo.