Escrever e criar é só começar!

Postado em 03/07/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Professora de Língua Portuguesa, Vanessa Juriatto S. Pedroni.

Visualizado 145 vezes.


Durante as aulas de Língua Portuguesa, as turmas dos 5ºs anos trabalharam o tema DICIONÁRIO e exploraram as suas características, bem como analisaram como é criado um verbete. Uma das atividades realizadas nesse contexto foi a criação de significados criativos para algumas palavras disponibilizadas pela professora. A inspiração para a atividade foi o livro “Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento”, escrito por Adriana Falcão.

 

Pensando nisso, a professora Vanessa Juriatto elaborou uma proposta de produção de um DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO! Isso mesmo! O aluno deveria criar significados poéticos e reflexivos para determinadas palavras a partir dos comandos dados pela professora.

 

O DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO também foi ilustrado. Para cada significado criado, o aluno deveria realizar uma ilustração que combinasse com o que estava escrito. O trabalho foi iniciado em sala de aula e teve continuidade em casa, com o apoio dos familiares que, por sinal, contribuíram muito para o processo ensino-aprendizagem, pois foram parceiros da escola e de seus filhos.

 

É importante ressaltar que a Biblioteca Escolar iniciou suas atividades literárias recebendo os alunos dos 5ºs anos M1 e M2 do Ensino Fundamental I com a Manhã de Autógrafos da produção supracitada. Conforme informação da Biblioteca, essas atividades valorizaram o espaço destinado a esse segmento, bem como promovem o crescimento dos serviços de empréstimo e consulta neste mês, renovando o prazer pela leitura.

 

Propiciar a criação aos alunos é estimulá-los a reinventar sempre! É fazer com que eles se apropriem da criatividade que possuem. Parabéns aos alunos, à equipe da biblioteca e às famílias dos 5ºs anos pelo empenho e dedicação no fazer literário!