Roda de capoeira ao vivo

Postado em 23/08/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Kellen Massena, professora 2º Pedi M¹.

Visualizado 682 vezes.


As turmas de 2º Pedi do Centro Educacional São Camilo-ES, matutino e vespertino, estão conhecendo a cultura africana e a cultura brasileira, com atividades que valorizam as interações dos alunos nas brincadeiras.

 

Quando se trata de cultura, sabe-se que há brincadeiras, há troca de experiências e há integração. Com isso, foi promovida aos alunos, pelas professoras, a observação da capoeira, e a participarem dessa brincadeira/jogo.

 

A capoeira revela uma mistura da cultura africana com a indígena e é desenvolvida como prática cultural aqui no Brasil, sendo composta por música, dança e luta.

 

Começamos assim a capoeira ao vivo. Os alunos conheceram separadamente os instrumentos básicos da capoeira como: o atabaque, berimbau, pandeiro, agogô e caxixi. Todos os alunos confeccionaram um instrumento, “o caxixi”.

 

Foi realizada uma roda de capoeira entre eles, possibilitando a exploração dos gestos e movimentos, que colaboram na percepção do esquema corporal, com o meio, com o outro e o agir de forma respeitosa e sem preconceito (trabalhando as diferenças, princípios e valores), contribuindo também na percepção das regras que fazem parte da capoeira.