Projeto Ranking de Leitura

Postado em 30/09/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 1232 vezes.


Percebemos, através dos múltiplos incentivos das mídias, que a atual sociedade vem afastando, cada vez mais, nossos alunos do ato de ler. Objetos como computadores, celulares, videogames, TV e a falta de incentivo têm ocasionado pouco interesse para leitura e, por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário empobrecido, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

 

Então, faz-se necessário que, tanto a família quanto a escola, busquem resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Foi por este motivo que os 2ºs anos das professoras Danielle Langa e Alessandra Oliveira promoveram o Ranking de Leitura, com o intuito de impulsionar e alavancar o desejo pela leitura.

 

Os alunos realizaram “empréstimos” na biblioteca escolar, durante cinco semanas, em que realizaram registros de todas as obras literárias. Ao concluir esse processo de registro junto às famílias, realizaram um workshop, onde cada criança relatou sua experiência, seu envolvimento e de sua família. Após, foram agraciados com premiações para cada participante, com uma linda medalha do Ranking de Leitura São Camilo 2019.