O Nordeste de Cantos e Encantos

Postado em 25/11/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 3375 vezes.


No dia 08 de novembro, os alunos dos 9º anos, do Centro Educacional São Camilo, apresentaram o Sarau “Nordeste de cantos e encantos”. Essa atividade foi desenvolvida, nas aulas de Língua Portuguesa, pela professora Mariene Carolino, após a leitura do livro “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água”, de Jorge Amado, considerado um clássico da literatura brasileira, que revela um pouco do jeito nordestino de ser.

 

Terra de nomes como João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Jorge Amado, que representam o país internacionalmente, o Nordeste apresenta uma cultura bastante diversificada, com características próprias herdadas dos negros, dos índios e europeus. O sarau apresentado buscou ressaltar essa bagagem cultural, que não só a Bahia tem, mas todos os estados desta grande região.

 

Jorge Amado, presente no evento, viu seus personagens mais famosos contarem um pouco de suas histórias. No teatro, na poesia de cordel, na música, na dança, o Nordeste foi tomando forma em seus cantos e encantos! O repente, comum nas ruas dos grandes centros nordestinos, também esteve presente, sendo cantado pelas colaboradoras da biblioteca da Instituição – Eveline e Cristiane Aguiar – que fizeram um show à parte!

 

Parabéns aos 9º anos por protagonizarem, com excelência, esse projeto! Vocês merecem os nossos aplausos!!!