Design de Interiores

Capa - Tecnologo em Design de Interiores
Duração 2 anos
Período Matutino: Horário: 7h20min às 11h
Noturno: 18h20min às 22h
Vagas Matutino: 50
Noturno: 50
Grau Concedido Tecnólogo em Design de Interiores
Autorização / Reconhecimento: CEPE/CAS n.º 03/2016

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores está disposto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, criado pelo Ministério da Educação, conforme disposto no artigo 5º, § 3º, VI do Decreto n.º 5.773/2006. Diante disso, por se tratar de Curso Superior de Tecnologia, suas Diretrizes Curriculares são regidas pela Resolução CNE/CP n.º 3, de 18 de dezembro de 2002, sendo que a carga horária mínima e os laboratórios do Curso estão dispostos no próprio Catálogo.

Em relação aos laboratórios, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia apresenta a seguinte relação: “ateliê de artes e maquetes, laboratório de informática com programas específicos, sala de desenho e biblioteca com acervo específico e atualizado” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 85/86), bem como, no que diz respeito às atribuições do Egresso e ao exercício da profissão, ele assim menciona: “O tecnólogo em design de interiores trabalha em empresas de design e decoração, construtoras, galerias de arte, ou mesmo autonomamente, este profissional elabora projetos de interiores, equacionando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas e culturais. A pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; a representação gráfica em plantas baixas, cortes e perspectivas; a projeção de ocupação, mobiliário e fluxos do espaço proposto, inclusive jardins, além da análise de viabilidade e funcionalidade do projeto, são algumas das atividades deste profissional. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p. 85/86).

Portanto, na intenção de formar o profissional para além das especificidades apontadas pelo Ministério da Educação, é possível afirmar que os diferenciais do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Centro Universitário São Camilo – ES são:

Mercado de trabalho

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores se apresenta como opção regional viável, uma vez que o mercado aponta para o crescimento da demanda estética com a ampliação do ramo de decorações e a abertura de novos empreendimentos comerciais que consideram fatores para além do lucro, como os estéticos, simbólicos, ergonômicos, produtivos, socioculturais que, uma vez conjugados com soluções criativas, passam a atender as necessidades humanas de beleza, aconchego e conforto com um baixo custo ambiental e material. 

Além disso, também é possível avaliar um constante crescimento no uso das habilidades deste profissional quando o espaço tratado é o residencial. O Design de Interiores é o responsável pelo desenvolvimento dos espaços internos proporcionando aconchego, criatividade e funcionalidade ao ambiente familiar.

Portanto, compreende-se que o Curso poderá agregar conhecimento e desenvolvimento econômico ao sul do Estado do Espírito Santo como um todo, uma vez que, por meio deste Curso Tecnológico, propõe-se uma profissionalização autônoma, independente, quando o Egresso poderá exercer a profissão de Design de Interiores dependendo exclusivamente do seu comprometimento e atitude no mercado de trabalho.

Tire suas dúvidas com o coordenador do curso
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem