Comissão Gestora do Programa Escola que Protege se reúne na São Camilo

Postado em 14/11/2012 por Patrícia Barcelos.

Com informações de Profª. Alda Maria Silva Francisco, coordenadora do curso de Matemática.

Visualizado 1454 vezes.


O Projeto Escola que Protege (Eqp) é um projeto do Governo Federal nos municípios, voltado para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além do enfrentamento e prevenção das violências no contexto escolar.

 

 Em Cachoeiro de Itapemirim, foi criada uma comissão gestora, por Portaria Municipal, desde 2011, sem ônus, e com representantes de vários segmentos da sociedade. Representantes dessa comissão reuniram-se, no dia 26 de outubro, em nossa instituição, para avaliar os trabalhados desenvolvidos e traçar outros. Assim, propuseram-se a cumprir essa tarefa, representante da Justiça (Vara da Infância e da Juventude), da Secretaria Municipal de Educação, da SEMDES, da Superintendência Regional de Educação, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da OAB, gestor escolar e curso superior, e a professora e coordenadora do Curso de Matemática MSc Alda Maria Silva Francisco.

 

 Segundo a profª MSc Alda Maria Silva Francisco, “tem sido muito enriquecedor representar a São Camilo nesta comissão, pois tem-se oportunizado promover a interlocução, a informação e a formação de gestores, educadores e demais pessoas interessadas no campo da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, assim como reafirmar o ideal de incluir socialmente um grande número de jovens e adultos excluídos dos processos de aprendizagem formal, além de ser um espaço privilegiado para a construção da cidadania, que visa  garantir o respeito aos Direitos Humanos e educar a todos no sentido de evitar as manifestações da violência.”