Cachoeiro tem melhor curso de História do Espírito Santo

Postado em 13/12/2012 por Patrícia Barcelos.

Com informações de profª. Jaqueline Ramalho, coordenadora do Curso de História.

Visualizado 2380 vezes.


A recente divulgação dos resultados das avaliações do MEC (Ministério de Educação e Cultura) acerca da qualidade do ensino superior trouxeram valiosas informações sobre as opções de educação universitária no Estado do Espírito Santo.

 

Em Cachoeiro, um destaque positivo é o curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES. Essa graduação, uma das mais antigas da cidade, marcou a vida de importantes personalidades locais, como o vereador mais votado na última eleição, professor Leonardo Pontes.

 

Na pontuação divulgada pelo MEC, o curso de História do Centro Universitário São Camilo figura com nota quatro no Enade, prova realizada pelos alunos, e quatro no CPC, relativo ao conceito geral do curso, notas essas que são as mais altas do estado, superando, inclusive, a mesma graduação oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.

 

Para manter e melhorar ainda mais o conceito, a coordenação do curso, junto aos professores, pretende ampliar algumas atividades já em andamento e implementar novas iniciativas.

 

Hoje, o curso de História dispõe, em parceria com outros cursos da Instituição, de um laboratório, no qual estão depositados documentos jornalísticos e judiciais raros, cuja  cessão da guarda foi fruto de parcerias estabelecidas com a Loja Maçônica Fraternidade e Luz e os fóruns de Cachoeiro e de Itapemirim. Esses documentos constituem materiais primários para que os alunos desenvolvam habilidades na restauração e preservação de documentos e, principalmente, produzam pesquisa científica de qualidade na área de História.

 

No campo das novas iniciativas, aproveitando o novo espaço do Laboratório de Pesquisas Históricas e Sociais, LAPHIS, o curso de História vai desenvolver, no próximo ano, um programa de encontros dos alunos com personalidades cachoeirenses que vêm desenvolvendo trabalhos históricos fora do meio acadêmico, como forma de se aproximar da comunidade, trocar informações e incentivar novas pesquisas no campo regional.

 

Já tradicional na discussão de questões políticas, tendo promovido encontros com os senadores Ricardo Ferraço e Ana Rita para discutir reforma política e tendo organizado o primeiro debate entre candidatos a prefeito neste ano, é intenção do colegiado do curso promover, em 2013, uma discussão sobre os rumos do Espírito Santo com todos os deputados estaduais representantes da região sul, independente de linha ideológica ou partido político.

 

De todo esse trabalho, diversas produções científicas e literárias vêm surgindo. Algumas promovidas exclusivamente no meio acadêmico, outras de circulação geral, como é o caso do livro do professor do colegiado do curso de História do Centro Universitário São Camilo Adilson Santos, lançado no dia 12 de dezembro, pela editora Cachoeiro Cult.

 

Com esses trabalhos, o curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES vem se consolidando como o melhor curso desta área no Espírito Santo e um dos melhores do Brasil, mantendo o vínculo com a comunidade, o intercâmbio acadêmico e regional,  sustentando um forte compromisso com a democracia e com a discussão política em nível elevado, contribuindo de forma significativa na formação de professores-pesquisadores na área da História.