São Camilo realiza colação de grau dos formandos 2012

Postado em 21/12/2012 por Patrícia Barcelos.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 4273 vezes.


A colação de grau é a celebração do fim de uma etapa e de uma grande conquista, é um dos mais belos momentos da vida e que merece ser compartilhado. É um sonho que se realiza e se faz presente por meio da alegria expressada pelos formandos, professores e também pelos familiares.

 

Ao todo, foram três dias de festividade de colação de grau envolvendo os cursos de Licenciatura, Bacharelado e Direito e Enfermagem. Três dias de festa, de comemoração, de agradecimento e de despedida daqueles que durante anos fizeram parte do dia a dia e agora seguirão novos caminhos.

 

Em seu discurso, o Reitor do Centro Universitário São Camilo – ES destacou o quanto a cerimônia é significativa para a instituição, ressaltando as conquistas alcançadas nos últimos anos, devido a qualidade no ensino e, principalmente ao interesse dos alunos. Pe. João agradeceu muito aos acadêmicos pelas conquistas. “Todas essas conquistas ofereço a vocês, e agradeço aos familiares e alunos pelo empenho, pela seriedade e pela capacidade de superar as dificuldades. E deixo a vocês a seguinte recomendação: nunca determine o limite do mundo ou das coisas pelo alcance da sua visão. Busque sempre mais, trabalhe e busque sempre o conhecimento. Muito obrigado pela confiança que vocês depositaram na São Camilo-ES, como lugar da formação de vocês”, finaliza.

 

Para prestigiar a cerimônia, esteve o Superintendente da União Social Camiliana Pe. Christian de Paul de Barchifontaine. Segundo ele, os formandos têm uma grande responsabilidade. “Vocês tem a responsabilidade para uma mudança na sociedade, para que haja mais amor, mais paz, mais felicidade, mais solidariedade entre as pessoas. Gostaria de lembrar a filosofia camiliana que é pautada na competência, competência técnico científica sim, mas também competência humana. Nós trabalhamos com pessoas, e a competência humana é de suma importância na sociedade hoje. E finalizo com uma ordem que São Camilo nos deu, tanto aos padres quanto para os que trabalham com a filosofia camiliana: “Mais coração nas mãos, irmão” então, precisamos tratar as pessoas da melhor maneira possível, respeitando, sendo tolerantes, pois, é isso que São Camilo quer de nós”.

 

De acordo com o formando Luan Tófano Elias, do curso de História, o sentimento foi de realização: “Foram muitos anos trabalhando, estudando e fazendo de tudo para traçar o nosso caminho durante a graduação, quando chegamos nesse momento de reta final e vemos que deu tudo certo, é um momento inenarrável, é o fechamento de uma porta e a abertura de muitas outras para seguirmos em frente”. Para a formanda Adriana Aparecida Costalonga Coli, do curso de Fisioterapia, “esse momento é muito interessante, é uma mistura de sentimentos a gente não sabe se ri ou se chora, estou nesses dois extremos, é uma emoção de que traz a flor da pele muitas lembranças boas e ruins também,  mas que me fizeram me transformar e me tornar uma pessoa nova  e me fazer cada vez mais forte para esse dia, para esse momento da minha vida. Agora, não podemos mais parar vamos continuar estudando e seguindo em frente sempre”.

 

As cerimônias contaram com a presença do Vice-Reitor do Centro Universitário São Camilo – ES Pe. Américo Pinho de Cristo, do coordenador da Pastoral Universitária Pe. Junior Moreira, do Pró-Reitor Acadêmico prof. Marcos Oliveira Athayde, do Pró-Reitor Administrativo Sr. José Bessa Barros, dos coordenadores do curso de Administração profª. Joelma Aparecida Zobole, do curso de Ciências Contábeis prof. José Cláudio Pereira, do curso de Direito prof. José Eduardo Silvério Ramos, do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) prof. Marcelo Lacerda Portugal Lopes, do curso  Enfermagem, prof. Rodrigo Alves Faria do curso de Fisioterapia prof. Nelson Coimbra Ribeiro Neto, dos cursos de História e Letras/Inglês profª Jaqueline Ramalho Nogueira Santos, do curso de Matemática profª. Alda Maria Silva Francisco, do curso de Nutrição,  profª Wânia Machado de Azevedo, do curso de Psicologia profª. Adriana Mastela, do curso de Química, profª.  Laureanny Madeira e da coordenadora (em exercício) do curso de Sistemas de Informação profª. Cristina Lens, além da presença dos professores dos cursos, colaboradores da instituição, do representante da OAB Subseção de Cachoeiro de Itapemirim prof. Henrique da Cunha Tavares e do Presidente da OAB Seccional Espírito Santo Dr. Homero Mafra.

 

O Centro Universitário São Camilo – ES,  parabeniza a todos os acadêmicos pela conquista.