São Camilo Volta à Comunidade 2012

Postado em 04/12/2012 por Patrícia Barcelos.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 1147 vezes.


Os acadêmicos e professores dos cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo participaram, durante os dias 26 a 30 de novembro, da IV edição do Projeto de Extensão “São Camilo Volta à Comunidade”. O principal intuito da atividade é propiciar momentos acadêmicos voltados à comunidade, por meio de intervenções externas e/ou internas, a fim de promover, na sociedade cachoeirense e seu entorno, a sensibilização para com os produtos Camilianos gerados para os cidadãos.

 

No decorrer dos 5 dias de evento, os participantes levaram à comunidade mais de 100 ações sociais, envolvendo atendimento supervisionado, orientação, jogos, palestras, oficinas, apresentação teatral e torneios, todas planejadas e desenvolvidas pelos coordenadores, professores e alunos dos cursos de graduação da instituição, permitindo a execução da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.

 

De acordo com a Assessora de Ensino profª. Rgina Helena Souza Ferreira, “como o objetivo de projeto é devolver à comunidade produtos acadêmicos elaborados a partir de demandas do contexto social, Cachoeiro só tem a ganhar com cada edição do São Camilo Volta à Comunidade. O Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, como  política pensada e estruturada desta administração, sabe que ações como as implementadas nesse Projeto possibilitam uma troca de valores entre a academia e o contexto no qual está inserida. O nosso papel, como Ensino Superior, é – nas palavras do nosso Pró-Reitor Acadêmico – sermos agentes de desenvolvimento ao tempo e este Projeto é uma das ações que materializa esse discurso. Portanto, fica patente sua importância. Já para os acadêmicos, os benefícios são muitos e estão situados em muitos âmbitos, desde o campo da aprendizagem até na própria construção do egresso como cidadão partícipe o qual vislumbra possibilidade de contribuir com a promoção de mudanças na comunidade de onde veio. Um outro ponto é a visão inter e multidisciplinar que o projeto dá, pois, para sua implementação nos diferentes cursos, há, necessariamente, troca de conhecimentos e reformulação de conceitos entre diferentes campos do saber. Isso soa como se fosse uma “mini-residência” em que  o  aluno vivencia na praça, em empresas, em escolas e outros espaços os conhecimentos antes só vistos na literatura técnica e/ou experenciados nos laboratórios”. Conclui.

 

O projeto São Camilo Volta à Comunidade foi premiado em primeiro lugar na 6ª edição do “Sinepe em Ação”, na Categoria Ensino Superior. Para saber mais sobre a solenidade, clique aqui.