PROFESSORES E ACADÊMICOS DE LETRAS/PORTUGUÊS PARTICIPAM DE PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DE RUBEM BRAGA

Postado em 22/03/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Ana Rita Louzada Coelho - Docente do curso de Letras.

Visualizado 768 vezes.


No dia 20 de março, no Teatro Rubem Braga, o curso de Letras/Português se fez presente nas atividades comemorativas do Centenário de Rubem Braga, participando da palestra Novo Velho Braga, com a escritora cearense Ana Karla Dubiela.

 

A atividade, que marca o início do fervor cultural e literário que já se faz presente em Cachoeiro nos 100 anos de nosso grande cronista, ganha relevância cultural e acadêmica para o colegiado de Letras do Centro Universitário São Camilo por ter sido um bate-papo literário sobre a produção de Rubem no cenário nacional.

 

Na oportunidade, a jornalista e escritora apresentou os resultados de sua pesquisa acadêmica realizada a partir das crônicas de Rubem e as caracterizações da obra deste “inventor da crônica”, como foi considerado por Clarice Lispector.

 

O fazer poético de Braga e as marcas deixadas pelo cronista foram o alvo da conversa literária realizada no teatro e coordenadas pela escritora. Tudo isso, certamente, alarga e redimensiona o pensar acadêmico dos envolvidos, haja vista o novo olhar da pesquisadora sobre a vastíssima obra deste cachoeirense tão ilustre.

 

Para maiores e oportunos encontros com o fazer de Rubem Braga, a escritora indicou uma busca no face RUBEM BRAGA 100 ANOS. 

 

Fica, portanto, a dica de leitura de uma, duas, mil crônicas de nosso escritor como forma mais instigante de já mergulharmos nessas homenagens! Leia! Lendo, você descobrirá o fazer poético de Braga que a escritora Ana Karla já encontrou e se encantou. Mais atividades sobre Rubem Braga despontam no Centro Universitário e toda comunidade acadêmica poderá participar!!