XII SIPAT

Postado em 30/04/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de CIPA – Gestão 2012/2013.

Visualizado 2087 vezes.


Foi realizada, na última semana (22 a 24/24), a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da São Camilo – Espírito Santo. Este ano, com a temática “Cuidar é saúde e qualidade de vida”, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) gestão 2012/2013 prepararam atividades voltadas para a saúde do trabalhador, com a finalidade de conscientizar para a mudança de maus hábitos e o despertar de uma melhor qualidade de vida.

 

Na abertura da SIPAT, que aconteceu no auditório Pe. Ângelo Brusco, o Vice-reitor Pe. Américo Pinho de Cristo fez um momento de oração e enfatizou a importância da CIPA na instituição. Agradeceu a presença dos trabalhadores e solicitou a participação de todos nas atividades propostas durante o evento.

 

A palestra de abertura foi ministrada por Pe. Antônio Tatagiba, com o tema “Cuidar: Sensibilidade e Sentido” e tocou o público presente. Pe. Tatagiba interagiu com os participantes e fez um parêntese sobre o cuidado, relembrando uma fábula mito sobre o tema.

 

Finalizando as atividades do dia, o Pró-reitor Administrativo Prof. José Bessa Barros também agradeceu a participação dos trabalhadores e o envolvimento dos cipeiros, e leu uma linda mensagem que emocionou a todos.

 

De acordo com a programação, os trabalhadores dos campi I e II puderam aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicose, durante o todo dia 23/04. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Enfermagem orientaram os participantes sobre como cuidar da saúde.

 

No período da tarde, os colaboradores camilianos voltaram ao auditório Pe. Ângelo Brusco para mais um momento de palestras. A coordenadora do curso de Educação Física Prof.ª Cintia Schiavini Beiriz conversou com os presentes sobre a importância das atividades físicas. Lembrou sobre as oficinas de bem estar que são ofertadas aos trabalhadores pela instituição e também os convidou para a 1.ª Corrida São Camilo, que será realizada no dia 19/05.

 

Prof.ª Mirela Dias Gonçalves ministrou a palestra: Cuidar da saúde é preciso, e enfatizou  como é importante cuidarmos de nós mesmos. Complementando a fala da prof.ª Cíntia, destacou a relevância dos exercícios físicos para que a saúde fique em dia. Prof.ª Mirela também lembrou sobre as doenças crônicas, como: pressão alta, diabetes... e seus cuidados.

 

No último dia da SIPAT, os trabalhadores puderam participar das oficinas: Massagem Corporal, com os acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia, Alimentação Criativa, com acadêmicas do curso de Nutrição e Administração Financeira e Pessoal – Quebrando Paradigmas, ministrada pelo Prof. Msc. Vinícius Galdino.

 

Mais uma vez, a SIPAT foi um sucesso! A São Camilo, por meio dos membros da CIPA, agradece a presença e participação de todos.