Curso de Enfermagem realiza visita técnica a Unidade de Saúde Modelo

Postado em 02/05/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Mirela Dias Gonçalves.

Visualizado 796 vezes.


Na última semana de abril, o curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo-ES realizou uma visita técnica na Unidade de Saúde Modelo – Jardim Itapemirim, com os alunos do 7º período  e supervisão da docente Mirela Dias Gonçalves. Na ocasião, conheceram a estrutura física e funcionamento da Unidade de Saúde, vivenciando na prática, a assistência profissional dos Enfermeiros na Estratégia Saúde da família, bem como o gerenciamento do processo de trabalho.

 

A equipe possui adesão à proposta do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do serviço ofertado à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Os alunos foram recebidos pelo enfermeiro responsável, que explicou como funciona a PMAQ-AB e relatou a importância do profissional de enfermagem na estruturação do serviço.

 

Os alunos conheceram também as estruturas internas da Unidade, oportunizando discussões de ordem técnica, funcionalidade e habilidades necessárias ao Enfermeiro na Gestão de Unidade de Saúde, reforçando o compromisso com a qualidade do fazer em enfermagem.

 

Vale destacar que a visita técnica fez parte da disciplina de Gestão de Enfermagem em Saúde Pública, considerando a importância de articulação entre a teoria e a prática, e no aprimoramento dos conhecimentos de nossos discentes, para maior êxito no mercado de trabalho.