Semana de Ação Nacional (SAM 2013)

Postado em 06/05/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professoras Alda Maria Francisco e Keila Cristina Belo.

Visualizado 2537 vezes.


Na última semana, foi realizado o evento “O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na SAM - 2013 (Semana de Ação Mundial)”, destinado a acadêmicos e professores do PIBID, acadêmicos e professores dos cursos de licenciaturas da instituição, municípios pertencentes ao pólo Cachoeiro e docentes interessados.

 

De acordo com as organizadoras, professoras Alda Maria da Silva Francisco e Keila Cristina Belo, o objetivo do evento foi alcançado, “conseguimos mobilizar uma grande parte da sociedade civil, presente no do 1.º momento no Seminário no dia 24 de abril, quando a temática proposta: Valorização dos Profissionais da Educação garantiu uma discussão enriquecedora. Já no período da tarde foi proposto: Giro nos Ciclos de debates, que foi fundamental para o trabalho em grupo. As discussões e o retorno dos resultados dos ciclos de debates, foi partilhado com todos os participantes. Em seguida, construída e encaminhada a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, por meio de uma CARTA ABERTA DO PIBID NA SAM 2013”.

 

“Vale ressaltar que conseguimos garantir o bom resultado do trabalho por termos também, a efetivação das parcerias conosco no evento, como: Poder Legislativo na pessoa do Deputado Estadual Sr. Rodrigo Coelho, a representante do Movimento de Interfórum de Educação infantil do Brasil (MIEIB) a professora Sumika Hernandez, a representante do colegiado do Fórum Permanente da Educação Infantil do Espírito Santo (FOPEIES), a professora  Roselane Barreto, a representante do Grupo de Pesquisa de Formação  e Atuação de  educadores (GRUFAE – UFES) a professora Renata Grola, a professora Valéria Zucoloto e professora da Rede Estadual e do Centro Universitário São Camilo Ana Rita Louzada. Os profissionais da educação que  contribuíram com o ciclo de debates: a professora Augusta Bicalho, o professor Vilmar Lugon, a professora Renata Grola Lovatti e a  Pedagoga Sumika Hernandez da Prefeitura Municipal de Vitória”, afirma a prof.ª Keila Belo.

 

Como parte da programação do evento, aconteceu no sábado, dia 27 de abril, o ATO PÚBLICO que foi realizado na Praça Jerônimo Monteiro, quando o foco foi a formação inicial e  continuada dos profissionais da educação, buscando através de ações da IES, em parceria com os municípios que desejarem  a ampliação e qualificação da educação pública,  através de  realização de um fórum com  ciclos de debates,  de forma a consolidar  estudos a cerca da  formação docente e  demais  profissionais da educação, como espaços políticos de formação aos profissionais da educação.

 

Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura participaram ativamente da SAM 2013, uma vez que todos os temas em discussão foram favoráveis para auxiliá-los no entendimento da profissão que pretendem seguir, a carreira docente. Os acadêmicos presentes participaram de cada momento com grande intensidade.

 

De acordo coma Coordenadora da área de Matemática do Pibid, Profª MSC Alda Maria Silva Francisco, “participar com os alunos bolsistas do Pibid na Sam, foi uma grande oportunidade  de crescimento para aquisição de um olhar crítico e de cidadania para as questões que afligem a educação e para melhoria do fazer pedagógico nas escolas”.