XI Semana da Matemática foi um Sucesso!

Postado em 16/05/2013 por Patrícia Barcelos.

Com informações de Profª. Alda Maria Silva Francisco, coordenadora do curso de Matemática.

Visualizado 2492 vezes.


Aconteceu entre os dias 06 e 10 de maio, a XI Semana da Matemática, com o tema “Educação Matemática: Formando Saberes”. O evento teve como objetivo discutir a formação dos saberes acadêmicos e pedagógicos do professor de matemática para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade, promovendo a troca de experiências e a articulação teoria e prática, por meio de palestras, mesa - redonda, oficinas, apresentação de pôsteres e atividades intercursos.

 

A semana foi destinada a acadêmicos do curso de Matemática da São Camilo e outras instituições convidadas, egressos e alunos do 3º ano do ensino médio das escolas do Município de Cachoeiro de Itapemirim e entorno.

 

Nos primeiros dias do evento, os acadêmicos visitaram as turmas de 3º ano do ensino médio das escolas públicas desenvolvendo jogos, desafios e atividades que contemplam o ENEM e a Prova Brasil. Outra atividade foi a palestra do Prof. Dr. Welligton Bittencourt que abordou a temática “O Licenciado em Matemática e suas Possibilidades”, enfocando a necessidade do professor de Matemática no mercado de trabalho e que este pode exercer outras funções que envolvem estatística, matemática financeira e cálculo, muito solicitadas também em empresas.

 

Dando continuidade à programação, os alunos tiveram a oportunidade de participar de inúmeras oficinas, também destinadas aos acadêmicos de Ciências Contábeis, Administração e de outras instituições. Os temas abordados foram: “O desenho geométrico na aprendizagem Matemática”, ministrada pelo acadêmico Rennam Zanette Dalmázio (3.º período), “O Jogo Rummikub na Matemática”, com a professora Poliana Barroso e os acadêmicos Wesley José do Santos e Marina Dalto Bazoni Salvador (5.º período), a oficina “O uso do geogebra nos conteúdos matemáticos da Educação Básica e Superior”, ministrada pelo Prof. Mestrando Eduardo Balliana Justo, a oficina “Matemática Financeira: o real e o necessário”, ministrada pela profª MSc Eliene Pedruzzi C. Cogo e “Utilizando Calculadora Científica”, pelo prof MSc Hebert Torres.

 

A XI Semana da Matemática foi encerrada na sexta feira com a mesa redonda: Educação Matemática e seus desafios, com as presenças do egresso e professor Rafael Almeida Santos, professor Alexsander Esquicalha Salucci  - Gestor Escolar na Rede Pública Estadual, professor de Matemática e responsável pela Coordenação de matemática na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim, professor Alessandro Bicalho, professor da Instituição e da Rede Estadual em Presidente Kennedy, e o mediador Professor Jefferson de Carvalho Souza, professor do Curso, da Rede Estadual e Particualr em Cachoeiro.

 

Segundo o aluno Fábio Igor da Silva do 5º Período de Matemática, “Foi uma semana enriquecedora, pois nos oportunizou discutir, refletir e vivenciar atividades que percebemos a articulação teoria e prática”.

 

Para a coordenadora do curso Profª. MSc Alda Maria Silva Francisco, “Mais uma vez foi uma semana além das nossas expectativas, pois conseguimos reunir acadêmicos no nosso curso de matemática e de outros cursos da instituição, egressos e visitantes de outras instituições numa verdadeira integração, onde foi possível perceber a importância de se discutir a formação do professor de matemática  ressignificando seus saberes.