Acessibilidade Web

Postado em 21/06/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Marcos de Souza – Docente dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.

Visualizado 1820 vezes.


Os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação tiveram a oportunidade de apresentar, no último dia 14 de junho o produto final da disciplina Interface Homem Máquina, ministrada pelo professor Marcos de Souza.

 

O trabalho final buscou atender uma demanda mercadológica e principalmente de cunho social/inclusão onde os alunos desenvolveram sites com recursos de acessibilidade para diferentes tipos de deficiências, tais como: deficiência visual total; baixa visão; sensibilidade visual; e deficiência motora.

 

Tais recursos desenvolvidos pelos alunos permitem maior desempenho do usuário durante a navegação e usabilidade, vigorando assim as leis números: 10.048, de 8 de novembro de 2000 e 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e o decreto 5296 de 2 de dezembro de 2004  sobre  acessibilidade. Entre os recursos desenvolvidos, destacam-se as soluções: navegação tabulada; navegação por teclas de atalhos; aumento e redução do tamanho de fonte; auto contraste; áudios nas páginas; link direto para o conteúdo; e estrutura de códigos segundo padrões w3c (Consórcio World Wide Web) para leitores de telas traduzirem textos em áudio.

 

Na oportunidade, foi convidado o deficiente visual Sr. Ilario Zanette para avaliar os sites desenvolvidos pelos alunos. Em um momento ímpar, os alunos puderam vivenciar na prática a teoria e principalmente a troca de informações gerando novos conhecimentos e direcionamentos quanto a acessibilidade web. 

 

 Para o aluno Douglas Taylor, "a apresentação dos sites acessíveis das turmas de ADS e SI foi uma experiência nova para os alunos pelo fato de unir as duas turmas na apresentação, isso possibilitou uma maior troca de informação e conhecimento nos temas e funcionalidades abordados em cada site. Contamos ainda com a participação do Sr, Ilário como avaliador, que surpreendeu a todos com um conhecimento avançado em informática, dando várias dicas e sugestões de como melhorar ainda mais os sites desenvolvidos e nos emocionou com sua história de vida."

 

De acordo com o aluno Lucas Scarpi a aula foi sensacional, “nós, como desenvolvedores e aprendizes, descobrimos as dificuldades de um mundo para quem precisa das tecnologias acessíveis para ter acesso à informação. O sr. Ilario nos mostrou como é possível e incrível uma pessoa com deficiência visual usar um computador com tanta eficiência e rapidez. O fato é que, para nós, a última aula nos mostrou um horizonte novo e bonito."

 

De acordo com o professor Marcos de Souza, "a apresentação dos trabalhos pôde oportunizar aos alunos de forma processual, da teoria aos testes realizados no produto final de cada grupo. Certamente o encontro superou as expectativas dos alunos, levando assim o conhecimento e principalmente uma lição de vida adquirida com a história do Sr Ilario".