Capacitação/Aprimoramento Docente e XII Workshop de Integração Docente focam a sala de aula

Postado em 29/07/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Pró-reitoria Acadêmica e a Assessoria de Ensino.

Visualizado 2346 vezes.


Para iniciar mais um semestre da São Camilo, coordenadores e professores foram convidados para participar da Capacitação/Aprimoramento Docente e o XII Workshop de Integração Docente do Centro Universitário São Camilo – ES. Com a temática: Gestão de Sala de Aula: (Re)elaborando o fazer de cada dia, o evento teve como objetivo oferecer aos docentes condições para realizar/organizar uma prática pedagógica que resulte em construção do conhecimento em sala de aula.

 

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, além do corpo docente camiliano, o Pró-reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, a Assessora de Ensino Regina Helena Souza Ferreira, o Coordenador Geral de Pós-graduação Prof. Dr. Gilson Silva Filho e o Coordenador de Extensão Universitária Prof. Nelson Coimbra Ribeiro Neto.

 

Prof. Marcos fez a abertura agradecendo a presença de todos e desejando um bom evento. A prof.ª Regina Helena discutiu com os presentes sobre o tema do workshop desse semestre, focando na Gestão da sala de aula: a relação com o saber acadêmico e implicações para o planejamento pedagógico. Dimensões da aprendizagem e relações ensino-aprendizagem. Tipos e causas de conflitualidade: relação interpares e confrontos professor e aluno. Prevenção e Intervenção. Na oportunidade, utilizou a avaliação dos acadêmicos para exemplificar as ações dos professores da São Camilo.

 

O momento oportunizou várias discussões, e professores e coordenadores puderam fazer inferências sobre a temática. Alguns docentes que iniciaram na instituição em 2013, também contaram um pouco de suas experiências com os acadêmicos do Centro Universitário São Camilo neste ano. Em seguida, os novos professores foram apresentados.

 

Após o intervalo e também nos demais dias do Capacitação/Aprimoramento Docente e o XII Workshop de Integração Docente, coordenador e professores de cada curso se reuniram para o planejamento do segundo semestre, dando ênfase ao que foi estudado e discutido: Gestão de Sala de Aula: (Re)elaborando o fazer de cada dia.

 

Como diferencial nesse semestre, nos dias 25 e 26 de julho, os professores e coordenadores foram divididos nas modalidades: Licenciatura, Bacharelado e Bacharelado na Área da Saúde para discutirem sobre como gestar o perfil do profissional formado pelo Centro Universitário São Camilo, mediado pelas professoras Regina Helena e Ana Cristina Pereira.

 

Mais uma vez, o evento foi um sucesso! A participação e a contribuição dos professores camilianos com toda a certeza acrescentou, e muito, para o workshop. Parabéns a todos os envolvidos.