Docente da São Camilo participa de Congresso Internacional

Postado em 23/09/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de História.

Visualizado 999 vezes.


O professor Marco Aurélio Borges participou dos dias três a seis de setembro do Congresso Internacional do Comitê de Pesquisas em Sociologia do Direito da Associação internacional de Sociologia, realizado na cidade de Toulouse, na França.

 

Na oportunidade o professor apresentou e discutiu com pesquisadores de diversos países dois trabalhos: O primeiro, “Without a happy end: female homicides moral in Cachoeiro de Itapemirim – ES” (Sem final feliz: o fundo moral dos homicídios femininos em Cachoeiro de Itapemirim – ES) é resultado de pesquisas realizadas no âmbito do Laboratório de Pesquisas Históricas e Sociais Aplicadas e do Grupo de Estudos em Instituições, Violência e Cidadania com inquéritos policiais de assassinatos referentes a crimes contra a mulher. O segundo trabalho, The violence in Espírito Santo State -  A sociological history (A violência no Espírito Santo – por uma sociologia histórica), trata-se de um resumo sintético de sua pesquisa de doutorado, em andamento no âmbito do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o professor, os debates foram extremamente enriquecedores e permitiram conhecer os debates que se dão em diversos países do mundo, alguns, inclusive, semelhantes aos realizados no Brasil.

 

O próximo encontro internacional do Comitê de Pesquisas em Sociologia do Direito da Associação Internacional de Sociologia se realizará no Brasil, no mês de maio de 2015, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Além de já ter como alvo participar novamente do encontro, o professor Marco Aurélio Borges pretende incentivar ao máximo a pesquisa em Sociologia do Direito no Centro Universitário São Camilo – ES visando a participação em massa de professores e alunos da IES no evento.