São Camilo promove II Seminário de Informação Profissional, em parceria com ANEC

Postado em 12/09/2013 por .

Visualizado 1222 vezes.


No último dia 05 de setembro, alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas estiveram nas dependências do Centro Universitário São Camilo – ES, para participarem do II Seminário de Informação Profissional. Um evento realizado em parceria com a Associação Nacional da Educação Católica (ANEC). Neste ano com uma temática voltada para a escolha profissional, o evento contou com a participação de mais de 200 jovens inscritos. Além da participação da Diretora do Centro Educacional São Camilo Prof.ª Edna Maria Ferrari Valory e do Coordenador de Extensão Universitária Prof. Nelson Coimbra Ribeiro Neto, prestigiaram também o seminário, a Diretora do Centro Educacional Agostiniano, em Vitória, Conselheira da ANEC e Representante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória Irmã Rita Cola e o Secretário da ANEC no Espírito Santo Wiliton Adriano Fiorese.

 

Para iniciar o Seminário, orientados pelo Prof. de Teatro, Rodrigo Cordeiro Abras, alunos do 1.º ano do Ensino Médio do Centro Educacional São Camilo apresentaram uma  esquete sobre entrevista profissional, vislumbrando uma vaga de emprego numa empresa conceituada. Por meio da peça, foi possível refletir sobre a postura, linguagem e argumentação necessária para um momento como esse. Os alunos apresentaram os erros que são cometidos, nesse sentido, por um candidato despreparado para uma entrevista de emprego, orientando também os jovens sobre como proceder nessas ocasiões.

 

Em seguida, a Psicóloga e Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, Prof.ª Adriana Mastela Gomes Grasseli, utilizou o tema: Escolhas Profissionais para conversar com os participantes de forma descontraída e interativa sobre o processo de escolha da profissão. Seu objetivo era mesmo orientar os jovens acerca das decisões que têm que tomar na hora de decidir o seu futuro profissional. Prof.ª Adriana também falou sobre os testes vocacionais e sobre os diferenciais que um candidato precisa ter para obter o reconhecimento no mercado de trabalho. Os participantes fizeram perguntas e suas dúvidas foram resolvidas à medida que a Prof.ª Adriana interagia com o público.

 

Como diferencial, nesta edição do Seminário de Informação Profissional, os participantes, ao se inscreverem para participar do evento, optavam entre mesas redondas com temáticas nas seguintes áreas: Direito, Engenharias, Gestão, Licenciaturas, Saúde e Tecnologia. Dessa forma, os jovens interagiam com mais facilidade e podiam questionar sobre o mercado de trabalho de cada profissão, sobre as disciplinas dos cursos. Ouviram, também, profissionais já formados e suas experiências, abrindo caminhos para as escolhas de forma mais consciente.

 

Segundo a Prof.ª Edna Maria Ferrari Valory, Diretora do Centro Educacional São Camilo, é muito importante que os jovens recebam orientações seguras sobre as escolhas profissionais, pois esse momento marca seu rito de passagem para a vida adulta e eles têm muitas dúvidas a esse respeito. É fundamental que possam ter contato com profissionais de diversas áreas, para que, resolvidas as suas dúvidas,  eles se sintam mais seguros em suas decisões, afinal, todos querem escolher uma carreira, uma profissão que dê sentido à sua vida.Ressaltou também a importância da família, do diálogo e do apoio nesses momentos decisivos, pois os pais são sempre o porto seguro dos filhos.

 

O II Seminário de Informação Profissional cumpriu seu objetivo de orientar e auxiliar os participantes no processo da escolha de sua  profissão, além de promover debates sobre o perfil do profissional do século XXI e sobre o mercado de trabalho, hoje altamente competitivo.

 

A São Camilo – ES parabeniza a todos os envolvidos pelo excelente trabalho.