Semana Acadêmica homenageia Sérgio Sampaio e emociona participantes

Postado em 24/10/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação de Letras Língua Portuguesa.

Visualizado 2003 vezes.


A II Semana Acadêmica de Letras Língua Portuguesa aconteceu dentre os dias 16 e 18 de outubro e trouxe como temática “Lugar de poesia é na calçada” (Sérgio Sampaio).

 

O evento que teve como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e práticos quanto à literatura e seu viés crítico social, recebeu no auditório Pe. Ângelo Brusco alunos do curso, egressos do curso e comunidade externa.

 

Logo na abertura que foi prestigiada pelo Pró-reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, pela coordenadora do curso de Letras Língua Portuguesa Prof.ª Jaqueline Ramalho Nogueira Santos e, representando os professores do colegiado Prof.ª Silvia Carla do Nascimento, foi possível perceber a riqueza que o evento prometia mais ainda depois da avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o curso de Letras Língua Portuguesa do Centro Universitário São Camilo – ES. Nota máxima. Nota 5.

 

Em sua fala, Prof. Marcos confidenciou aos presentes que, pela excelente avaliação do MEC, todo o curso se tornou uma referência para os demais cursos de graduação da instituição, parabenizou-os pela conquista tão almejada pela São Camilo e agradeceu o empenho de todos nesse processo de avanço contínuo que o centro universitário está propondo em sua gestão. Já a coordenadora Jaqueline levou muitos dos presentes às lágrimas, ao recitar divinamente o conto: Mas Ele Sabia Sonhar, de Marina Colasanti e também agradeceu o envolvimento de professores, acadêmicos e egressos pelo auxílio nas coletas de dados e organização da documentação.

 

Ainda no primeiro dia do evento, a presença da Prof.ª Maria Rita Vieira Coelho abrilhantou ainda mais o evento. Com a temática: A sociedade sob a ótica Machadiana, prof.ª Maria Rita mergulhou nas obras de Machado de Assis e demonstrou as pesquisas que está devolvendo para a conclusão de seu Doutorado. Foi possível também perceber a interação entre o público e a convidada durante sua fala.

 

Para os demais dias, foram proporcionadas gratas surpresas com as apresentações orais dos acadêmicos do curso de Letras Língua Portuguesa, quando nos apresentaram um pouco mais sobre autores importantes de nosso país, como: Rubem Braga, Raul Sampaio, José de Alencar, dentre outros e suas abordagens.

 

A Mesa Redonda: Literatura e Crítica Social: qual o limite entre ficção e realidade?, uma das mais aguardadas da II Semana Acadêmica de Letras Língua Portuguesa deu conta do recado e fez com que a interação entre professores, acadêmicos e egressos ficasse em evidência,  com uma postura mais acadêmica e compromissada com seu objeto de estudo, língua e literatura, sensibilizados com as questões estéticas e conhecedores das questões teóricas.

 

A São Camilo parabeniza todos os envolvidos