X Congresso da Pastoral da Saúde e Evangelização com foco na Juventude

Postado em 03/10/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Pe. Américo Pinho de Cristo.

Visualizado 2195 vezes.


Nos dias 28 e 29 de setembro, aconteceu no auditório Pe. Ângelo Brusco do Centro Universitário São Camilo-ES, o X Congresso Diocesano de Pastoral da Saúde e Evangelização. Este ano, o tema foi "Pastoral da Saúde e Juventude".

 

O evento, assim como nos anos anteriores, foi um sucesso e contou com a participação de voluntários da pastoral da saúde e profissionais da área da saúde, ministros da eucaristia e acadêmicos São Camilo.

 

De acordo com o Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde e Vice-reitor do Centro Universitário São Camilo Pe. Américo Pinho de Cristo, a temática deste ano foi muito pertinente para o atual momento da igreja católica, “acreditamos que foi bastante pertinente e provocadora aos participantes, afinal envolveu palestrantes e congressistas, que manifestaram de forma enfática suas opiniões, buscando respostas e mostrar seus fazeres. Sou suspeito de fazer tal avaliação, porém acreditamos que o objetivo foi 100% alcançado e a assembléia manifestou as expectativas para o próximo ano.” 

 

Ainda segundo Pe. Américo a participação dos fiéis foi um dos diferenciais dessa edição do congresso, “como sempre dinâmica, participativa e muito otimista. Discutir sobre desafios para o envolvimento da juventude nos trabalhos de Pastoral da Saúde foi bastante relevante”.

 

O X Congresso da Pastoral da Saúde e Evangelização teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos voluntários da pastoral da saúde e profissionais da área, pessoas essas comprometidas com a solidariedade e responsabilidade social para com os demais da sociedade em situação de maior vulnerabilidade das necessidades básicas para a manutenção da vida humana.

 

Aconteceram muitos momentos marcantes neste fim de semana de muitas bênçãos e orações, dentre eles: a mesa redonda com a participação do Pe. Enildo (Coordenador do Setor Juventude na Diocese), o prof. José Marcelo (Professor de Educação Física do Centro Universitário e Centro Educacional São Camilo), Gustavo Lins (Voluntário na Fazenda da Esperança) e Natália (Ex-interna da Fazenda da Esperança), um momento de muitos questionamentos e também esclarecimentos. A Palestra da Irmã Rita Zampiroli (Coord. da Pastoral do Menor), com suas coirmãs e um grupo de crianças que cantou, dançou, apresentou teatro, mostrando com ações práticas como projetos simples transformam realidades muitas vezes miseráveis e verdadeiros sucessos. O Reitor do Centro Universitário São Camilo – ES Pe. João Batista Gomes de Lima abrilhantou o congresso com sua fala sobre os 400 anos de São Camilo no mundo da saúde, e despertando em todos os presentes a curiosidade em saber quem foi São Camilo e suas obras. Maravilhando a todos com a história de vida deste santo que fez tanto bem aos mais necessitados.

 

Pe. Américo agradece a todos pela preocupação que cada um teve em melhor se capacitar para melhor servir aos doentes e os mais necessitados de nossa Diocese.