Curso de Direito realiza visita técnica em Brasília

Postado em 20/11/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Direito.

Visualizado 2225 vezes.


A atividade jurídica exige que o profissional da área seja um profundo conhecedor do Estado e dos poderes constituídos. A coordenação do curso de Direito na pessoa da professora MSc. Cláudia Moreira Hehr Garcia, juntamente com as coordenações auxiliares: professor MSc. Cristiano Hehr Garcia (NPJ), professora MSc. Tatiana Mareto (TCC) e professora Alda Cristina Pimentel (NAC), vêm nos últimos meses proporcionando ao corpo discente do curso de direito da São Camilo a oportunidade de conhecer as várias instâncias e setores envolvidos na prestação jurisdicional no Brasil. Todo esse ciclo de trabalho termina na visita nos locais onde os processos de resolvem de forma definitiva quando a prestação jurisdicional não se exaure em instâncias inferiores. Brasília, além de ser a capital federal, centro do poder, é também uma cidade histórica com dezenas de museus e centros culturais e as coordenações do curso de Direito acreditam em uma formação que alia saber técnico com um grau de cultura, requisitos indispensáveis no perfil do operador do Direito que a São Camilo – ES deseja formar.

 

Diante disso, 29 alunos e 04 professores seguiram para Brasília no dia 23 de outubro com intuito de conhecer um pouco dos trabalhos realizados pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O grupo visitou a Câmara e o Senado Federal sendo recebidos pelo Deputado Federal Lelo Coimbra. Visitou o Palácio do Planalto e a Vice-Presidência da República acompanhados do Vice-Presidente Michel Temer. Entretanto, as atenções se concentraram na visita ao Supremo Tribunal Federal que no dia julgava Embargos Declaratórios interpostos face Acórdão no processo Raposa Serra do Sol, quando índios, proprietários, Governos de Estado, requeriam o que entendiam de Direito a respeito da reserva de propriedade indígena. Além da visita aos prédios e verificação dos trabalhos dos poderes do Estado, o grupo também pode visitar museus, igrejas, e a própria cidade que por si é uma obra de arte da arquitetura.

 

Entretanto, não poderia deixar de mencionar a presença do Ministro Luís Roberto Barroso no voo Brasília-Rio de Janeiro, dia 24.10.2013. Muito simpático e não entendendo o motivo de tanta comoção acadêmica, tirou fotos com todos os alunos e professores.