I Seminário de Educação Étnico Racial: Superando o Racismo

Postado em 14/11/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação de Pedagogia.

Visualizado 2702 vezes.


Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos do 6.º período do curso de Pedagogia a realização de ações pedagógicas, utilizando como fundamento o livro “Superando o Racismo”, articulando teoria e prática para melhoria da qualidade na sua formação e do processo ensino e aprendizagem  no que tange ao racismo, discriminação e preconceito racial, foi promovido no dia 13 de novembro, o I Seminário de Educação Étnico Racial: “Superando o Racismo”, no auditório Pe. Ângelo Brusco.

 

O evento que teve como idealizadora a prof.ª Alda Maria da Silva Francisco permitiu o aprofundamento dos conhecimentos teórico e prático da Lei 10.639/03: racismo, discriminação e preconceito, por meio de estudo  da obra: “Superando o Racismo”. A proposta da professora foi que cada acadêmico estudasse o livro e, posteriormente a turma foi dividida em grupos e, de acordo com o tema sorteado, cada grupo montou uma apresentação prática do assunto.

 

O evento foi um sucesso, os acadêmicos se divertiram muito durante as apresentações e foi possível perceber a importância para prática e vivências pedagógicas no combate ao racismo, discriminação e preconceito. Competências que contribuem no estabelecimento de aproximações das noções étnicorraciais presentes no cotidiano na perspectiva de uma educação de valores é essencial.

 

Na próxima semana, os acadêmicos farão suas apresentações na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Coelho Ávila Júnior.

 

A São Camilo parabeniza a todos pelo envolvimento.

 

Saiba mais:

A Lei 10.639/03 versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.