Quem semeia em solo fértil colhe bons resultados!

Postado em 29/11/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Reitoria.

Visualizado 1296 vezes.


A São Camilo Espírito Santo aproveita o final de ano que se aproxima para fazer um balanço das principais conquistas colhidas neste ano letivo de 2013. Da Educação Infantil à Pós-Graduação, temos muito a comemorar.

 

Educação Básica:

Neste instante em que são divulgados os resultados do ENEM, conquistar o Primeiro Lugar Geral (na média das objetivas + redação) em nossa cidade de Cachoeiro e o segundo lugar em todo o Estado do Espírito Santo, em Redação, nos dá a certeza do melhor caminho percorrido nesta busca diuturna de promover educação de melhor qualidade para nossos alunos e para nossa região, com reflexos positivos até mesmo em nosso país. As vitórias não cessam por aí:

 

No campo da Tecnologia, pudemos representar o nosso Estado e o nosso País, na longínqua Austrália, local em que nossos alunos da LEGO LORDS encantaram a todos com sua desenvoltura, eficiência e poder de comunicação. Mais recentemente, em Betim-MG, esta equipe, LEGO LORDS, contando também com novos participantes, conquistou o Primeiro Lugar Geral no Torneio de Robótica do Sudeste, desenvolvendo o tema  Fúrias da Natureza, designado para essa temporada  de 2013/2014. Mais uma vez a competência, o esforço, o trabalho científico-tecnológico em equipe e os valores aprendidos foram fatores determinantes para tão importante conquista.

 

No campo da comunicação, ainda em Tecnologia, nossos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, orientados pela professora de Língua Portuguesa, foram classificados duas vezes, entre os cinco melhores do país, por meio do Projeto da Abril Educação, Literatura em Vídeo,  cuja premiação será no dia 10 de dezembro em São Paulo. Única escola, no país, que teve, neste projeto, dois de seus vídeos classificados!

No campo dos esportes, recentemente, nossos alunos sagraram-se Campeões na Primeira Copa de Futsal Masculino São Camilo, competindo amigavelmente com várias agremiações escolares de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Ensino Superior:   

 

Avaliações do INEP/MEC:

 

Os Avaliadores do INEP estiveram presentes no Centro Universitário São Camilo para a renovação de reconhecimento de cursos, e confirmaram as condições de funcionamento, conferindo notas 4 e 5 para os diversos cursos avaliados no decorrer do ano de 2013.

 

 

Parcerias Público/Privado:

 

Neste ano de 2013, foram firmados vários termos de parcerias com o Governo do Estado, quer seja na área de pesquisa e desenvolvimento, por meio da Fundação de Apoio a Pesquisa do ES - FAPES e Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, quer seja na área de formação,  por meio dos programas NOSSA BOLSA e BOLSA SEDU, ampliando substancialmente as oportunidades de oferta de vagas nos diversos cursos da São Camilo Espírito Santo.

 

Interação com a Comunidade:

Os projetos de extensão, desenvolvidos no decorrer do ano de 2013, puderam consolidar os benefícios proporcionados à comunidade mais necessitada, na orientação, na assistência e nos trabalhos de prevenção, desenvolvidos por alunos e professores nos bairros da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ou nos campi da Instituição, promovendo a oportunidade de docentes, alunos e comunidade interagirem-se nesse processo ensino-aprendizagem.

 

O programa São Camilo Volta à Comunidade, por meio de ações articuladas, trouxe benefícios para todos, buscando oferecer as respostas às demandas recíprocas.

 

A ocupação frequente dos espaços da São Camilo, para reuniões e cursos que pudessem proporcionar educação continuada aos profissionais da saúde e da educação, possibilita a maximização dos espaços e dos aparelhos, em prol do bem comum.

 

Ações Pastorais:

 

Os Padres Camilianos, agora também sediados na Paróquia Santíssimo Sacramento da Eucaristia, no Bairro Paraíso, e na Santa Casa de Misericórdia, vêm conseguindo prestar assistência espiritual às comunidades da área de abrangência e aos doentes internados, buscando sempre difundir o Carisma do fundador, São Camilo de Lellis.

 

Desenvolvimento e sustentabilidade:

 

Quatro padres, seiscentos colaboradores, cinco mil e quinhentos alunos vêm, na SÃO CAMILO, contribuindo para a mudança do cenário da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e de todo o Sul do Estado do Espírito Santo,  numa cruzada pró-desenvolvimento com ganhos  recíprocos.

 

Neste período em que as comemorações de final de ano se intensificam, compartilhamos com nossos colaboradores, parceiros, clientes e a comunidade todas essas conquistas, pois sem a soma de forças e pensamentos positivos jamais chegaríamos onde estamos.

 

"Juntos podemos muito mais."