Seminário de História discute olhares e indícios

Postado em 01/11/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de História.

Visualizado 1479 vezes.


O curso de História do Centro Universitário São Camilo promoveu dentre os dias 1.º e 4 de outubro, o VIII Seminário de História, que este ano, apresentou como temática “Olhares e Indícios”, com objetivo de discutir novas abordagens e temáticas em História e sua relação com as Ciências Sociais, por meio da socialização de pesquisas, oficinas e estudos discentes, docentes da instituição e professores e pesquisadores convidados. Os discentes do curso participaram ativamente do seminário, principalmente das oficinas organizadas pelos professores do curso, que tiveram como temas: História Oral, ministrada pelo professor Diogo Lube; História Documental, ministrada pelo professor Adilson Silva Santos; História e Ensino, ministrada pela professora Aline Freitas Dias e Foucault e a História, ministrada pelo Marco Aurélio Borges.  Nesse ano tivemos a oportunidade de receber a professora doutora Marta Zorzal e Silva, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, que discutiu o tema “Sociologia Histórica no Espírito Santo”.

 

Os alunos também puderam refletir sobre a relação “História e Direito: um diálogo constante”, ministrada pelo professor Cristiano Hehr. Durante o evento, tivemos ainda a participação do egresso Humberto Conceição do Castelo que palestrou sobre o “ Ensino de História a partir da Fotografia”. No último dia do seminário foi realizada mesa redonda que discutiu a contribuição de dos historiadores e sociólogos para a pesquisa histórica, a partir do tributo aos historiadores e sociólogos,  Ciro Flamarion Cardoso, Charles Tilly, Claude Lévi-Strauss, Eric Hobsbawm e  João Nicolussi, com a participação dos professores do curso de História. Ao final do evento foi realizado momento cultural, com tributo à Sérgio Sampaio.

 

A coordenação agradece à todos os professores e alunos que participaram desse momento tão importante para o curso de História.