V Expociência Universitária Sul Capixaba promove interação entre Prefeitura Municipal, Ifes e São Camilo

Postado em 06/11/2013 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 3103 vezes.


A edição deste ano da Expociência Universitária Sul Capixaba foi, sem dúvidas um grande sucesso. Em parceria com a prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento contou com as participações de autoridades políticas, empresários locais, professores, acadêmicos e alunos da rede pública e privada da região Sul.

 

O evento teve como objetivo promover uma interação interdisciplinar entre docentes, pesquisadores, empresários, acadêmicos, alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, bem como de representantes do poder público em espaços formais e não-formais de discussão e atualização sobre os mecanismos integradores de mercado e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em nosso Estado, alicerçado ao dinamismo do mercado de trabalho.

 

A 1.ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação teve início na manhã do dia 29 de outubro com o I Seminário Inova Cachoeiro, com a finalidade de incentivar o desenvolvimento. Gestores municipais, empresários e representantes do meio acadêmico da região estiveram presentes em grupos de debate em áreas de potencial econômico, no auditório Pe. Ângelo Brusco. Na oportunidade, três temas centrais foram discutidos no encontro: Petróleo e Gás, Rochas Ornamentais e Agronegócio.

 

A abertura oficial dos eventos já mencionado anteriormente, também aconteceu no dia 29 de outubro, no Jaraguá Tênis Clube e contou com as presenças de representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, FAPES, Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, SEMDEC, Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim, IFES Cachoeiro e Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo. Na ocasião, o Coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia Dr. Douglas Falcão Silva ministrou a palestra para o início das atividades.

 

Dentre os dias 29 de outubro e 1.º de novembro o evento contou com palestras, minicursos, oficinas, feira do conhecimento e das profissões, bem como com sua já tradicional Mostra Técnico-Científica e de Invenções, além de diversas apresentações culturais e premiações.

 

Um grande diferencial deste ano foi a visita mais de 150 alunos de escolas do Ensino Fundamental II e Médio de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Presidente Kennedy, no dia 31 de outubro, quando tiveram oportunidade de conhecer os projetos de outras escolas, os cursos ofertados pela São Camilo e também conhecer um ambiente acadêmico, por meio de um tour institucional. Foi uma oportunidade única para esses alunos que puderam vivenciar um pouco de uma realidade acadêmica e também sanar algumas dúvidas acerca das profissões de seus interesses.

 

 A IV Mostra Técnico-Científica da V Expociência Universitária como acontece tradicionalmente, foi destaque durante o evento. Acadêmicos e professores submeteram seus trabalhos e foram avaliados. Durante a mostra, os acadêmicos receberam a visita do Deputado Federal Sr. Camilo Cola, que ficou impressionado com as apresentações dos acadêmicos. O Reitor e Pró-reitor Acadêmico, respectivamente Pe. João Batista Gomes de Lima e Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde também prestigiaram as apresentações dos acadêmicos.

 

O encerramento aconteceu no dia 1.º de novembro com apresentações culturais e premiação dos trabalhos apresentados durante a IV Mostra Técnico-Científica.

 

O Centro Universitário São Camilo parabeniza a todos os envolvidos pelo empenho e comprometimento durante a V Expociência Universitária Sul Capixaba e que a próxima edição tenha tantos resultados positivos quanto esta.

 

Premiações V Expociência Universitária Sul Capixaba

1º LUGAR – ORAL

O Saber Sindical E O Trabalho: A Influência Do Sindicato Na Transformação Dos Saberes Nas Empresas De Beneficiamento De Mármore E Granito.

Autora: Simone De Bruim Babisk Mezadre

 

2º LUGAR – ORAL

Responsabilidade Socioambiental: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa De Extração E Beneficiamento De Rochas Ornamentais.

Autor: Madson Dos Santos Da Hora

1º LUGAR – PÔSTER

Benefícios do exercício resistido no tratamento de idosos com osteoporose.

Autores: Adriana Guidi, Daniela Marchiori Piassi, Cristina Ribeiro e Helio Gustavo Santos.

 

1º LUGAR – PÔSTER

A temporalidade das obras de Rubem Braga

Autores:

Nathália Dias Maciel Campos, Lorraine Ramos Dobrovosk, Ronald Onhas Grolla, Loyane Marchesini Silva e Ana Rita Louzada Coelho.