A transversalidade e o Ensino Superior: Integrando saberes é tema de capacitação/aprimoramento docente

Postado em 06/02/2014 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Pró-reitoria Acadêmica.

Visualizado 2458 vezes.


O ano letivo de 2014 iniciou no dia 03 de fevereiro com evento tradicional da instituição: Capacitação/Aprimoramento Docente e XIII Workshop de Integração Docente, elaborado pela Pró-reitoria Acadêmica, por meio da Assessoria de Ensino, destinado ao corpo docente do Centro Universitário São Camilo. Um momento oportuno para um encontro que visa discutir os resultados obtidos no ano anterior e também as expectativas para o ano que se inicia. Participaram do evento este semestre aproximadamente 200 professores.

 

Na cerimônia de abertura, a São Camilo foi representada pelos membros da Reitoria. O Reitor Pe. João Batista Gomes de Lima, dos Pró-reitores Acadêmico e Administrativo Prof. Marcos Oliveira Athayde e o Sr. José Bessa Barros, respectivamente, e do Coordenador da Pastoral da Pastoral Universitária Pe. Gildésio da Paixão Batista.

 

Os membros da mesa desejaram as boas-vindas aos presentes. Pe. João teceu palavras de incentivo e também de agradecimento pelo trabalho que vem sido pelos professores da instituição. Lembrou a todos que o Centro Universitário São Camilo está passando por um período muito importante com o processo de autorização para o curso de Medicina. Fez com que cada um se sentisse responsável por uma etapa tão relevante para o Sul do Espírito Santo. Pe. Gildésio ministrou um momento de reflexão e o Pró-reitor Administrativo convidou todos os presentes para se comprometerem com a instituição, lembrando que cada um é peça importante na formação acadêmica, profissional e social de indivíduos que confiaram no ensino ofertado pela São Camilo.

 

Um grande momento da noite foi a homenagem a prof.ª Sandra Novaes Coelho que por tantos anos dedicou sua vida a educação e grande parte deste trabalho foi prestado na São Camilo. Prof.ª Sandra, emocionada, agradeceu o reconhecimento da instituição e ouviu palavras que agradecimento do Reitor da instituição.

 

Também foram apresentados os novos docentes desse semestre, que foram recepcionados pela Assessora de Ensino Interina e Coordenadora do curso de Direito Prof.ª Claudia Moreira Hehr Garcia.

 

Prof. Marcos Athayde apresentou aos presentes os resultados obtidos pelo Centro Universitário São Camilo no decorrer dos anos e convidou os professores a fazerem parte e até mesmo elevar tais índices dentro desse período. Também desejou um excelente início de ano letivo a todos.

 

Para a discussão da temática desse semestre, a transversalidade e o Ensino Superior: Integrando saberes é tema de capacitação/aprimoramento docente, foram convidadas: A coordenadora do curso de Ciências Biológicas Prof.ª Marilene Dilem da Silva que fez uma parâmetro do tema transversal: Educação Ambiental. A coordenadora do curso de Matemática Prof.ª Alda Maria da Silva Francisco para enfocar o tema transversal: Relações étnico-raciais e a coordenadora do curso de Direito Prof.ª Cláudia que ministrou sobre o tema transversal: Educação em Direitos Humanos.

 

O planejamento com o coordenador de cada curso aconteceu no dia seguinte, quando os professores receberam informações sobre as principais atividades do ano letivo de 2014.

 

O Centro Universitário São Camilo recebe todo o corpo docente de braços abertos e deseja um ano de muitas conquistas e conhecimento.