Curso de Enfermagem discute feridas e curativos em fórum

Postado em 27/02/2014 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Enfermagem.

Visualizado 3280 vezes.


O curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo – ES realizou, no dia 25 de fevereiro, o I Fórum de Feridas e Curativos, cuja temática principal foi os conceitos de proteção e cuidados com a pele íntegra e não íntegra, e o objetivo do evento ampliar os conhecimentos nos cuidados de enfermagem com a pele e feridas.

 

Com a presença de alunos de todos os períodos e corpo docente, no primeiro momento do fórum formou-se a mesa redonda com o tema “Prevenindo a úlcera por pressão - um compromisso de todos”. A composição da mesa contou com a presença da Coordenadora do curso Jaqueline Damasceno, a professora Micheli Thiebaut e dois profissionais da área que atuam em hospitais da região, a enfermeira Bruna Daré (Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro) e o enfermeiro Carlos Junior Peterle (Hospital Unimed).

 

Durante a mesa redonda os enfermeiros convidados contaram para os alunos experiências que vivenciam no dia a dia. As melhores formas de evitar a úlcera por pressão no tratamento dos pacientes, como o profissional deve agir também com o lado humano, sempre cuidando do paciente para evitar sofrimento durante o processo de tratamento. A discussão do tema contou com o envolvimento dos alunos, que fizeram perguntas e tiveram suas dúvidas sanadas.

 

A aluna Nayara Tavares do 9º período relatou “O evento é de grande importância para nós profissionais de enfermagem para a prevenção da úlcera por pressão no âmbito hospitalar, que quando não cuidada causa grandes prejuízos a saúde do paciente”.

 

No segundo momento o evento contou com a presença Cláudio Henrique (CTI Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim). Ele relatou para os alunos, de forma descontraída, o que acontece nos hospitais e as dificuldades encontradas para a adaptação no ambiente hospitalar.