Recepção dos calouros 2014.1

Postado em 07/02/2014 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Pró-reitoria Acadêmica.

Visualizado 4080 vezes.


A recepção dos calouros desse ano foi um sucesso. O evento que é tradicional em nossa instituição contou com a participação de mais de 1.100 alunos dentre os turnos: matutino e noturno. A programação para recebê-los não é somente uma forma de desejar as boas-vindas, mas também de demonstrar um pouco sobre o ambiente acadêmico, apresentando os coordenadores de cursos e alguns dos professores que farão parte da vida desses acadêmicos por três, quatro ou até mesmo cinco anos.

 

Pela manhã, as atividades aconteceram no Pavilhão de Dança, quando os calouros dos cursos de Direito e Engenharia Civil foram recepcionados pelo Pró-reitor Administrativo Sr. José Bessa Barros, pela Assessora de Ensino Interina e Coordenadora do curso de Direito Prof.ª Claudia Moreira Hehr Garcia, pela Coordenadora do curso de Engenharia Civil Rosane Campos e pela Coordenadora de Extensão Universitária Prof.ª Simone De Bruim Babisk Mezadre.

 

Já à noite, com a abertura dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, História, Letras (Inglês e Língua Portuguesa), Matemática, Nutrição, Pedagogia, Petróleo e Gás, Psicologia e Química, os calouros foram recepcionados no Ginásio Poliesportivo. Na oportunidade estiveram presentes na mesa de honra, o Vice-reitor Pe. Américo Pinho de Cristo, os Pró-reitores Acadêmico e Administrativo Prof. Marcos Oliveira Athayde e o Sr. José Bessa Barros, respectivamente, o Coordenador da Pastoral da Saúde Pe. Gildésio da Paixão e a Assessora de Ensino Interina e Coordenadora do curso de Direito Prof.ª Claudia Moreira Hehr Garcia.

 

Ao chegaram ao prédio da São Camilo, os calouros recebiam etiquetas de acordo com a escolha do curso para participarem de uma dinâmica durante a cerimônia de recepção.

 

“Vejo nesta arquibancada muitos jovens com expectativas para os próximos anos e por terem optado pela melhor instituição de ensino do Sul do Espírito Santo eles poderão depositar sua confiança nesta instituição”, declara o Pró-reitor Acadêmico.

 

Após conhecerem os membros da Reitora e algumas das atividades exploradas pela São Camilo, os calouros permaneceram no ginásio. Prof. Marcos Athayde fez questão de apresentar os professores que estavam ali presentes e dos coordenadores de cursos e gerentes de demais setores da instituição.

 

Em sua fala com os calouros, Prof. Marcos traçou os benefícios de um aluno estudar em um centro universitário. Como é de suma importância a dedicação e envolvimento nos estudos durante toda a vida acadêmica e também apresentou como exemplo dois acadêmicos da São Camilo que hoje estão no mercado de trabalho por uma excelência na formação.

 

Em seguida, a Coordenadora do curso de Farmácia Prof.ª Camilla Dellatorre preparou o público para o momento da dinâmica e, aos poucos alunos veteranos dos cursos em andamento levaram a frente do palco dois acadêmicos calouros para se apresentarem e justificarem suas escolhas nos determinados cursos. Um a um iam se apresentando e ao final, foram sorteados com kits da São Camilo. A dinâmica era uma forma descontraída para falar sobre o trote solidário.

 

Para finalizar as atividades, os calouros foram encaminhados para as salas de aula.

 

TROTE SOLIDÁRIO

O Trote Solidário, que foi apresentado pela Coordenadora do curso de Farmácia Prof.ª Camilla Dellatorre é uma ação tradicional na instituição. Nesse semestre contará com a participação dos calouros para arrecadar doações que serão transferidas a dois projetos dos cursos de graduação: Medicamento Solidário (Farmácia) e Amigo do Livro (Direito). Também serão arrecadados litros de leite para uma entidade parceira da São Camilo. Os calouros que obtiverem maior número de itens arrecadados receberão um brinde.

 

Orientações:

Serão arrecadados leite, livro e medicamentos (na validade), que serão entregues na coordenação, conforme orientação do coordenador. Prazo limite: 17/02/2014.

 

Após a arrecadação, a Avaliação Institucional, juntamente com o coordenador de curso, fará a conferência dos produtos arrecadados.

 

Os acadêmicos que obtiverem o maior número de itens arrecadados ganharão um brinde.

 

A São Camilo os recebe de braços abertos em nossa instituição e os deseja uma boa sorte no Trote Solidário. Sejam bem vindos!