Centro Universitário São Camilo amplia parceria com o Governo Federal por meio do programa Pibid

Postado em 14/03/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do Pibid.

Visualizado 1544 vezes.


O Centro Universitário São Camilo realizou, no dia 12 de março, o “IV Seminário do Pibid”, com o tema: “Transversalidade na Formação Docente”. A mesa de abertura foi composta pelo Sr. Prefeito de Cachoeiro Carlos Casteglione, pelo Sr. Deputado Estadual Rodrigo Coelho, pela profª Yerecê Regina Medeiros Simões – no ato representando a Superintendente de Educação, a Sra. Celeide Chamão de Medeiros –, pelo Pró-Reitor Administrativo Sr. José Bessa Barros, pelo Pró-Reitor Acadêmico prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, pela Prof.ª Cláudia Moreira Herh Garcia – representando a Assessora de Ensino, profª Regina Helena Souza Ferreira –, o Coordenador de Gestão e Processos Educacionais, Prof. Dr. Gilson Silva Filho, e a Coordenadora Institucional do Pibid, profª Cristina Lens Bastos de Vargas.

 

A profª Cinthya Campos de Oliveira, Mestre vinculada à Universidade Federal do Estado, pesquisadora sobre o assunto, desenvolveu o tema central da noite, buscando sensibilizar o público presente, que somava mais de 800 participantes, entre docentes e discentes, representantes da São Camilo, das prefeituras e das escolas participantes do Programa, para a importância da abordagem de temas relevantes no cotidiano da atividade docente.

 

Os depoimentos de duas representantes de escolas parceiras trouxeram uma visão panorâmica dos ganhos recíprocos para o MEC/Capes, para as escolas parceiras, para os acadêmicos envolvidos e para os alunos das escolas, atestando a importância do Pibid. Para a acadêmica do 3º período do curso de Letras/Inglês, Damaris Oliveira, “fazer parte do programa Pibid é um momento muito importante para quem está iniciando a carreira docente; nele podemos desenvolver e aprimorar o que aprendemos durante o curso, antes mesmo de concluir a nossa formação”.

 

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – é um programa para que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura sejam inseridos no cotidiano de escolas da rede pública de ensino básico, vivenciando e participando no processo de ensino-aprendizagem e atuando de forma ativa junto à comunidade. Os números saltam aos olhos – ao todo, 24 escolas participam do programa, na região Sul do Estado do Espírito Santo, e 402 profissionais estão nele envolvidos, sendo: 63 supervisores nas escolas, 24 coordenadores e 315 acadêmicos. Segundo as Secretarias de Educação, presentes no Seminário, mais de 15 mil alunos de escolas públicas são beneficiados diretamente com o Pibid.

 

O Centro Universitário São Camilo é a única Instituição de Ensino Superior privada do Estado na parceria com o Pibid. É a Instituição capixaba com o maior número de alunos no programa. Poder contribuir com a Capes, nessa parceria e na formação do cidadão capixaba em todos os níveis, é, para nós, motivo de satisfação e realização.