Pibid comemora dia da poesia em escola

Postado em 18/03/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do Pibid.

Visualizado 1151 vezes.


O dia da poesia foi comemorado com muito ritmo, sentimento e emoção na EEEFM "Prof. Francisco Coelho Ávila Júnior", em Cachoeiro de Itapemirim. Homenageando o dia do nascimento do poeta Castro Alves, 14 de março, os alunos do ensino fundamental e médio realizaram um café poético. Durante todo dia, declamações de poesias acompanhadas de muita música contagiaram alunos e professores.

 

O objetivo do trabalho foi homenagear o nascimento de Castro Alves, o Poeta dos Escravos. Os alunos pesquisaram a biografia do poeta, declamaram suas poesias e também recitaram de outros poetas como Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Cora Coralina, Elisa Lucinda, José Paulo Paes, dentre outros. Segundo a professora de Língua Portuguesa Adriana Silva de Oliveira, “o evento foi muito significativo, pois o universo desconhecido das emoções e a magia das palavras pulsaram naquele momento tão grandioso, além da surpresa de recebermos o escritor Jurandyr Adiverci, membro da Academia Cachoeirense de Letras, que pôde bater um papo descontraído com os alunos”.

 

Os alunos do 8.º ano se juntaram em uma competição de paródias musicais usando alguns conceitos da temática de citologia, matéria estudada durante as aulas de ciências. Dessa mistura surgiram várias paródias, entre elas a versão campeã, que explicou a função das organelas celulares com o ritmo da canção "Amor de chocolate", do cantor Naldo Benny.

 

A canção será utilizada por todos os alunos com o objetivo de ter uma melhor assimilação do conteúdo de sala de aula.

 

A professora de Biologia Marcela Lougon acredita que o ensino de ciências deve ser prazeroso e instigante, capaz de desenvolver no aluno o saber científico. E a escolha do uso da paródia deve-se ao fato de ser um recurso lúdico e de boa aceitação pelos estudantes, podendo ser trabalhado de forma dinâmica e alegre.

 

O trabalho foi realizado em parceria com os alunos do Pibid (Programa de Bolsa de Inicialização à Docência), acadêmicos do Centro Universitário São Camilo, e uma atividade interdisciplinar de Língua Portuguesa e Ciências.