I Simpósio Integrado de Farmácia e Educação Física – O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e suas implicações

Postado em 23/04/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenações dos cursos de Educação Física e Farmácia.

Visualizado 1201 vezes.


O Centro Universitário São Camilo promoveu no dia 16 de abril o I Simpósio integrado de Farmácia e Educação Física, a temática abordada foi sobre o uso indiscriminado de esteróides anabolizantes e suas implicações, considerando, principalmente a importância deste tema para a formação acadêmica nas áreas envolvidas.

 

Durante o simpósio, a primeira palestra foi sobre o uso Indiscriminado de Esteróides anabolizantes e suas implicações, ministrada pelo Dr. Andrews Marques que ressaltou as consequências do uso de anabolizantes e os malefícios à saúde. A segunda palestra com o Prof. Dalton Yamamoto sobre os Resultados e Desempenhos Esportivos: Mitos e verdades do treinamento, que por sua vez explicou o que fazer para obter um bom resultado nos treinos, como alimentação saudável e nutritiva, o descanso entre os treinos e a importância do sono.

 

Após as palestras, os alunos tiveram a oportunidade de fazerem seus questionamentos aos palestrantes e sanarem suas dúvidas sobre o assunto.

 

O simpósio além de promover uma discussão sobre um tema tão importante também teve como objetivo promover a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem, por meio da tríade ensino – pesquisa- extensão. 

 

Para as coordenadoras, Camila Dellatorre, do curso de Farmácia e Cíntia Schiavini Beiriz, do curso de Educação Física, o evento alcançou os objetivos de integração por parte dos alunos dos dois cursos, que se envolveram com o propósito da interdisciplinaridade e ampliaram seus conhecimentos sobre o uso de esteróides e anabolizantes. Uma conscientização acerca dos efeitos adversos dessas substâncias. Com isso, o evento também ganhou uma ação de cunho social, tanto para os alunos e a sociedade em que estão inseridos, como na formação de profissionais capacitados.