III Circuito de Palestras: Água: Cuidar para manter essa fonte de Vida

Postado em 04/04/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Visualizado 1540 vezes.


O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo promoveu entre os dias 26 á 28 de março, o “III Circuito de Palestras: Água: Cuidar para manter essa fonte de vida. Com a participação dos discentes e docentes foi possível situar os estudantes de biologia dentro de um contexto global, a fim de que se formem profissionais responsáveis e comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. O Evento discutiu temas diversos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, com enfoque na sensibilização dos estudantes em questões de preservação da água da flora brasileira. Dessa forma, durante o evento foram realizadas palestras com especialistas de diversas áreas do conhecimento científico, além de discussões que proporcionem a integração dos participantes e palestrantes sobre os temas abordados. Foi proposta aos alunos uma mesa redonda com o seguinte tema: “Água e Energia” com a participação do Sr. Paulo Stelzer, Subsecretário de Gestão Ambiental, o Sr. Paulo César da Silva Torres, Diretor Técnico da AGERSA, o Sr. Gustavo Coelho, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim e a participação do Sr. Bruno Ravaglia e Rodrigo Ismael Lacerda da Odebrecht Ambiental. A palestra “Licenciamento Ambiental” com o prof. André Araujo, Palestra sobre “Gestão Ambiental de Recursos Hídricos” com o Prof. Nilton Costa Filho. E no encerramento a palestra “Como a restauração Ecológica pode contribuir para os recursos hídricos” com a egressa Aline Roberta Queiroz Lobato.

 

Além da presença dos alunos do curso de Ciências Biológicas participaram alunos e professores da Rede Pública de Ensino Municipal que tiveram a oportunidade de conhecer as diversas vertentes do meio acadêmico e a atual situação dos recursos hídricos do Município, do País e do Mundo.

 

Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Prof.ª Marilene Dilem, a participação de palestrantes fora do cotidiano dos alunos, profissionais do curso de Direito e profissionais de órgãos públicos fiscalizadores do sistema hídrico da região trazem outras formas de analisar e desenvolver estratégias para melhorar a atual situação hídrica. Além de ter como exemplo dois palestrantes egressos do Curso de Ciências Biológicas, Gustavo Coelho e Aline Roberta Queiroz Lobato, que mostraram a importância da preservação dos recursos naturais”