Via Sacra Poética - Fraternidade e tráfico Humano

Postado em 23/04/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Letras.

Visualizado 1520 vezes.


O curso de Letras (Língua Portuguesa e Inglês) promoveu no dia 15 de abril, a Via Sacra Poética, juntamente com alunos e professores dos cursos de Licenciatura do Centro Universitário São Camilo, que contextualizou o tema da Campanha da Fraternidade 2014: Fraternidade e Tráfico Humano, por meio de textos religiosos e textos literários produzidos em diferentes épocas.

 

Os alunos apresentaram músicas e esquetes teatrais que refletiam o contexto social da atualidade e os ensinamentos Jesus Cristo, durante sua passagem na terra. O objetivo da Via Sacra foi de fazer uma reflexão sobre quais rumos e valores são mais importantes para a juventude.

 

Uma demonstração de como o tema da Campanha da Fraternidade 2014 deve ser repensada e de como os valores da vida estão em desuso. O lema da campanha também foi algo que repercutiu “É para a liberdade que cristo nos libertou” (GI 5,1), pois a liberdade é algo intimo de cada ser e somente cabe a este ser o proprietário de sua liberdade. É um grito por liberdade capaz de sensibilizar a comunidade acadêmica contra a indiferença a esse mal que atinge milhares de seres humanos e que vai contra a dignidade dos filhos de Deus.

 

Com apresentações emocionantes que remeteram a todos os presentes discutir por meio do viés literário e musical, o tráfico humano e sensibilizar a todos quanto ao problema, evitando a indiferença ao tema, algo que é realidade em todo País.

 

A São Camilo parabeniza todos os participantes e envolvidos neste projeto que está em sua nona edição e, desde então, um sucesso!