XIII SIPAT: Nós nos preocupamos com você, mas a responsabilidade é de todos

Postado em 16/04/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de CIPA - Gestão 2013-2014.

Visualizado 1862 vezes.


Com a temática “Nós nos preocupamos com você, mas a responsabilidade é de todos”, foi realizado dentre os dias 07 e 11 de abril, a XIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Centro Educacional e Centro Universitário São Camilo.

 

Dentre as atividades propostas para conscientizar os colaboradores sobre a saúde e segurança no trabalho, prevenção de acidentes e melhor qualidade de vida, foram realizadas: aferição de pressão arterial e medida da glicose, oficina de massagem e palestras voltadas para a saúde e segurança do trabalhador.

 

A abertura da XIII SIPAT foi realizada pelo Vice-reitor Pe. Américo Pinho de Cristo, que em um momento de reflexão e oração enfatizou a importância da CIPA para a instituição. Para a palestra: A Segurança começa em mim, foi convidado o Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Prof. Josemar Gomes Barbosa, que esboçou como deve ser a relação do empregado com a empresa e de como é importante a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 

Neste ano também, a educação no trânsito foi um tema explorado na SIPAT, o Tenente Athos Alves ministrou a palestra: Acidentes no Trânsito e, por meio de vídeos explicitou sobre os principais motivos que levam aos acidentes que acontecem nas estradas de todo o país, como a ingestão bebidas alcoólicas, distração ou quando os motoristas estão muito tempo dirigindo sem descansar. Durante a palestra, o Tenente também demonstrou alguns casos de acidentes que poderiam ser evitados e principais equipamentos de segurança.

 

Para finalizar as atividades da XIII SIPAT, o Diretor da BRHasil Cleben Garcia trabalhou o tema: Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho e oportunizou momentos de muita interação entre os participantes, por meio de dinâmicas.

 

Ao fim de cada palestra, acontecia o sorteio de vários brindes aos colaboradores.

 

A SIPAT deste ano foi enriquecedora e foi possível conscientizar o maior número de funcionários sobre prevenção de acidentes e doença do trabalho.

Parabéns a Gestão 2013-2014 da CIPA!