Governador do Estado do Espírito Santo faz abertura da XIII Semana de Enfermagem

Postado em 21/05/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do Curso de Enfermagem.

Visualizado 1657 vezes.


Foi realizada, dentre os dias 12 e 16 de maio, a XIII Semana de Enfermagem. Este ano com o tema: O protagonismo da Enfermagem no cenário da Saúde, o evento recebeu em sua cerimônia oficial de abertura o Governado do Estado do Espírito Santo o Sr. Renato Casagrande, que foi recepcionado pelo e Reitor do Centro Universitário São Camilo Pe. João Gomes de Lima. Estiveram presentes também na mesa de honra, o Deputado Estadual Glauber Coelho, o Secretário Municipal de Saúde o Sr. Edison Fassarella, a Assessora de Ensino Prof.ª Cláudia Moreira Hehr Garcia, a Coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Jacqueline Damasceno de Castro Barros, o coordenador Geral dos Cursos Técnico Professor João Batista da Silva, a Presidente da Semana de Enfermagem Prof.ª Michele Thiebaut Miranda e Enfermeira e palestrante Regina Célia Diniz Werner.

 

Na abertura o Governador Renato Casagrande ministrou palestra “O cenário da saúde do Estado do Espírito Santo e as perspectivas para a equipe multidisciplinar em saúde no contexto político atual”. Durante a sua fala, o contexto principal foi a importância do enfermeiro na participação de melhorias na saúde pública, e como o Estado necessita do profissional bem capacitado e humanizado para fazer o atendimento aos pacientes que mais necessitam. Em seguida, a enfermeira Regina Célia Diniz finalizou as atividades do dia com a palestra “Perspectivas para a Enfermagem no cenário da saúde pública do Estado do Espírito Santo”.

 

O evento proporcionou diversos mini-cursos no decorrer da semana, em vários horários para estimular a presença dos acadêmicos, apresentação de trabalhos científicos, mesa redonda com a presença de profissionais da enfermagem que atuam na educação continuada e palestras que enfatizaram a atuação do enfermeiro e principalmente seu papel como ser transformador na sociedade.

 

O evento também contou com uma homenagem dos alunos e professores ao IV Centenário da Morte de São Camilo de Léllis, com apresentações musicais e a palestra do Coordenador da Pastoral Universitária Pe. Gildésio da Paixão Batista sobre a história de São Camilo, enquanto cuidador e enfermeiro.

 

Para a aluna Daniele da Silva do 7º Período de Enfermagem, a XIII Semana de Enfermagem contribuiu muito na formação profissional, “todas os ensinamentos adquiridos enriqueceram nosso conhecimento e na experiência vivida e compartilhada por todos os profissionais que participaram do evento. Algo muito importante também foram os mini-cursos que envolveram diversas áreas de atuação do enfermeiro.”

 

No último dia a “Seleção da Enfermagem” entrou em campo, com a entrega dos certificados aos alunos vencedores das apresentações dos trabalhos científicos: 1.º lugar a aluna Retielly Cássia das Neves Camparin, em 2.º lugar as alunas: Poliana Perim, Giseli Minas, Alice Soares Lugon e Jaqueline Soares Gomes, e 3.º lugar: Alessandra Tays Murno. Para finalizar a XIII Semana da Enfermagem um momento de muita descontração e dança com a Banda Kraps, no Ginásio Poliesportivo.

 

Para a professora Jacqueline Damasceno a XIII Semana de Enfermagem foi um sucesso, “recebemos palestrantes ilustres, entre eles o Exmo Governador Renato Casagrande que abriu a semana de eventos, com um público de aproximadamente mil pessoas. Outro fator muito importante foi à participação de egressos como participantes e palestrantes. Realizamos a campanha solidária, onde arrecadamos alimentos não perecíveis para a Casa de Abrigo do Coração do Hospital Evangélico.

 

A XIII Semana de Enfermagem foi além das expectativas e ficará na história do curso de enfermagem! Obrigada a instituição pelo incentivo e o apoio, a todos os professores, alunos, colaboradores, patrocinadores!”

 

A XIII Semana foi realizada em parceria com o Curso Técnico em Enfermagem e foi um sucesso! Parabéns a todos os envolvidos.