A história do Futebol Cachoeirense

Postado em 10/06/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de História.

Visualizado 1516 vezes.


No dia 04 de junho, o curso de História promoveu o III Cachoeirenses contam História: História do Futebol em Cachoeiro de Itapemirim. Com a presença de alunos e professores dos cursos de História e Direito, o intuito do evento foi de promover uma roda de conversa sobre a história do futebol em nossa cidade: surgimento, influência e o futebol sul capixaba até os dias atuais.

 

O evento contou com três ilustres convidados que fazem parte da história do futebol: Dailton Dessaune, Yomisio Matos e Orlando Luis. Como mediador da conversa o professor Diogo Pereira Lube, que junto com os convidados responderam questionamentos dos participantes.

 

O Sr. Dailton contou como foi o surgimento do time Estrela do Norte, e do estádio Sumaré, das dificuldades e desafios que o time encontrou, e de como o povo cachoeirense participava, e ainda participa ativamente do futebol. Já o Sr. Yomisio partilhou de suas experiências como jogador profissional em outros países, e falou como é difícil viver apenas do futebol capixaba, pois os times não possuem recursos e patrocínio suficiente para manter os jogadores. A rivalidade entre os times Cachoeiro e Estrela do Norte foi um dos destaques da fala do Sr. Orlando Luis. Em sua fala, relatou que essa competição existe até os dias de hoje, e como os torcedores vão passando de geração em geração o amor pelos times.

 

Durante o evento todos os participantes contaram histórias além do futebol, mas também foi enfatizado o crescimento de Cachoeiro, da sociedade capixaba, política e economia da região.

 

Para a aula Cristiane Degaspari, 3.º período de Direito, o evento foi muito interessante, “ouvimos colocações sobre a história do futebol e principalmente a historia de Cachoeiro, a conversa foi muito descontraída em vários momentos os casos contados eram hilários, o curso de História está de parabéns pela organização do evento”.