Projeto São Camilo volta à comunidade é sucesso entre alunos, professores e comunidade

Postado em 30/06/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 1376 vezes.


Os acadêmicos, coordenadores e professores dos cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo participaram, durante os dias 16 e 18 de junho, da IV edição do Projeto de Extensão “São Camilo Volta à Comunidade”. O principal intuito da atividade foi de propiciar momentos acadêmicos voltados à comunidade, por meio de intervenções externas e/ou internas, a fim de promover, na sociedade cachoeirense e seu entorno, a sensibilização para com as ações Camilianas geradas para os cidadãos.

 

No decorrer dos dias de evento, os participantes levaram à comunidade diversas ações sociais, envolvendo atendimento supervisionado, orientação, jogos, palestras, oficinas, apresentação teatral e torneios, todas planejadas e desenvolvidas pelos coordenadores, professores e alunos dos cursos de graduação da instituição, permitindo a execução da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.

 

Na Praça Jerônimo Monteiro acadêmicos de Farmácia, Enfermagem e Psicologia realizaram atendimentos como: aferição de pressão arterial, glicose, peso e ainda orientações sobre hipertensão, diabetes, orientações psicológicas e informações sobre descarte dos remédios vencido. As atividades do projeto São Camilo volta à Comunidade deste semestre não ficaram somente restritas ao nosso município, acadêmicos do curso de Matemática estiveram nas cidades de Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul e aplicaram intervenções matemáticas e jogos matemáticos nas escolas.

 

Como diferencial este ano, foram convidados alunos de Ensino Médio de escolas públicas e privadas para visitarem a instituição para se ambientarem com uma infra-estrutura inteiramente acadêmica. Na oportunidade, mais de 400 alunos conheceram as dependências da instituição, nossos laboratórios, biblioteca, área externa e ficaram encantados com as experiências que esperavam por eles em cada ambiente que foi visitado.

 

Para a aluna do curso de direito Daniele Macatrozo o Projeto São Camilo volta à comunidade é um evento ímpar na formação de todos os estudantes, “podemos lidar diretamente com nosso futuro público alvo, interagimos com outros cursos e também conseguimos fazer uma analise da sociedade em que fazemos parte, nos sentimos como profissionais e a intenção maior, o nosso objetivo é de ajudar aqueles que necessitam”.

 

O projeto São Camilo volta à comunidade esse ano superou todas as expectativas, conseguiu envolver de forma massiva os alunos, professores e funcionário da IES, em atividades que colaboram com a comunidade, sempre expandindo seu campo de atuação.

 

Parabéns a todos os Coordenadores, professores e alunos envolvidos, que como São Camilo de Léllis nos ensinou trabalharam com “Mais corações nas mãos” em prol de uma causa justa: Ajudar ao próximo.