Alunos de tecnologia realizam reestruturação em laboratórios de informática na rede pública

Postado em 10/07/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Visualizado 863 vezes.


Os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação estiveram presentes no dia 07 de junho de 2014 na escola EEFM - Liceu Muniz Freire para realizar a reestruturação de dois laboratórios de informática.

 

Dentre as atividades realizadas destacam-se configurações de equipamentos de Redes (switches e roteadores), melhorias e checagem da estrutura de redes cabeada e wireless, organização dos computadores, organização dos cabos e instalação de programas open source.

 

A atividade visou: Oferecer, atividade prática em suporte e redes, dentro da área de Tecnologia da Informação; Apresentar aos alunos o cotidiano da área tecnológica de Suporte a Computadores; Associar temáticas de sala de aula com a prática exigida dos profissionais da área; Utilizar dos serviços de profissionais em formação como alternativa para apoio à escola de ensino médio que precisa dos serviços; Treinar as equipes de forma direcionada.

 

Para o professor Marcos de Souza, responsável pela ação, a atividade possibilitou uma significada melhoria no ambiente, de forma que, os laboratórios ficaram preparados para as aulas práticas dos cursos de ensino fundamental, médio e técnico que ocorrem na escola, possibilitando assim, utilizá-los como instrumentos de auxilio ao ensino e aprendizagem possibilitando novos conhecimentos.

 

Já o coordenador dos cursos de tecnologia do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo, professor Marcelo Albuquerque Schuster corrobora: "A participação dos discentes nesse tipo de atividade direcionada visa aproximar o conhecimento acadêmico junto ao conhecimento prático e profissional". Além disso, destacou que o trabalho com suporte tende a fomentar o trabalho em equipe, a percepção de tempo e custo dentro da área de Estrutura e Redes de Computadores.