Curso de Direito visita Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial

Postado em 10/07/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do NPJ - São Camilo-ES.

Visualizado 1019 vezes.


O Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito do Centro Universitário São Camilo – ES realizou no dia 30 de junho de 2014, visita técnica à Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), em Brasília.

 

A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) é um órgão da CACB, que foi criado em 2000 por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Sebrae para a disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs). Os MESCs são procedimentos que visam a busca da melhor solução de maneira rápida, sigilosa e segura, na qual as partes se envolvem na construção da decisão. A CBMAE trabalha com a conciliação, mediação e arbitragem.

 

A CBMAE atua em duas frentes de prestação de serviço: na abertura e suporte de câmaras de mediação e arbitragem e na abertura e suporte de Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs). A CBMAE possui uma rede de câmaras e de PACEs espalhados pelo Brasil e atua, também, junto aos poderes públicos e organismos nacionais e internacionais na proposição de medidas que tenham por escopo o incentivo à disseminação dos MESCs e desenvolve produtos e serviços para auxiliar na informação sobre os procedimentos de conciliação, mediação e arbitragem para clientes e público em geral, bem como para a divulgação e publicidade das câmaras e PACEs.

 

Na visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer todo o funcionamento da CEBMAE assim como as rotinas de trabalho. E, ainda, o procedimento da conciliação e a importância dos meios alternativos de solução de conflitos.