Curso de Química realiza III Semana Acadêmica e I Mostra Científica

Postado em 02/07/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Química.

Visualizado 1702 vezes.


O curso de Química realizou, dentre os dias 24 e 27 de Junho, a III Semana de Química e a I Mostra Científica de Química. Os eventos tiveram participação dos acadêmicos do curso e também de alunos da Escola Agostinho Simonato.

 

No dia 25 ocorreu a abertura do evento e posteriormente duas palestras. A primeira palestra foi proferida pelo professor doutorando Guilherme Fiurin Rosa, que tratou do tema química e cotidiano escolar. No segundo momento, a palestrante foi a professora doutoranda Lais Calegario, que palestrou sobre as relações entre o lúdico e a história da ciência para o ensino de química.

 

O segundo dia foi destinado às oficinas. Aconteceram duas oficinas, uma ministrada pelo professor Remilson Figueiredo e outra pelo professor Otoniel Azevedo. A primeira tratou sobre o controle de qualidade na indústria do calcário e a segunda apresentou a cromatografia em camada delgada e clássica.

 

Na quinta-feira o evento contou com a participação do egresso Miriel Bonadiman que palestrou sobre as atividades desempenhadas pelo SAAE e contou um pouco da sua história como acadêmico da São Camilo-ES.

 

Dia 27 aconteceu a I Mostra Científica, com apresentação de pôsteres pelos acadêmicos do terceiro e quinto períodos.

 

Segundo o aluno Leonardo Monteiro Mendes do 3º Período de Química, a semana de Química no Centro Universitário São Camilo foi muito produtiva, “foi planejada à contribuir na formação docente. Tudo que aprendemos dos palestrantes foi de suma importância para nossa formação como futuros educadores. Tivemos também as oficinas que nos ajudaram a entender processos. A presença de um palestrante egresso nos motivou ainda mais na busca de conhecimento”.

 

“O resultado foi satisfatório, principalmente em relação a mostra científica que apresentou pôsteres oriundos dos grupos de estudos e pesquisa e da iniciação científica do curso. Os trabalhos foram muito bem orientados pelos professores Gilson Silva e Otoniel Azevedo e tratavam de temas diversos, desde o ensino de química até a extração de óleos de plantas. Parabenizo a todos que se envolveram no evento”, comentou a coordenadora do curso de Química Prof.ª Laureanny Madeira.