Prática Acadêmica no curso de Administração

Postado em 10/07/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Administração.

Visualizado 1208 vezes.


A São Camilo, inovando ainda mais, implementou na disciplina de Gestão Estratégica para o curso de Administração, uma metodologia reconhecida “Pratica Acadêmica”. Sua idealização é fazer com que o aluno possa vivenciar na pratica aquilo que estuda em sala. Coordenada pelo Prof. Thiago Costa, a atividade foi realizada com os 5.ºs períodos.  Esses alunos escolheram empresas reais para que pudessem diagnosticar os modelos de gestão e comparar aos modelos trabalhados em sala de aula. Segundo o Prof. Thiago Costa, a proposta foi simular um processo de consultoria, onde o foco prioritário era diagnosticar a efetividade das ações estratégicas feitas ou não pelos empresários assistidos pelos alunos. O professor ainda destaca que essa pratica estimula o aluno a ampliar seu portfólio de soluções interdisciplinares, através de pesquisas e análises, consequentemente, a prática acadêmica, transforma o esforço do aluno em um estudo de caso, que poderá ser usado como base para o TCC.

 

Ao todo foram feitas 18 consultorias realizadas pelos alunos da São Camilo, com vários destaques, entretanto um desses teve um diferencial, onde o empresário solicitou que a consultoria continuasse. Trata-se do Empresário Sr. Marcelo Mosquini, sócio proprietário do Frigorifico Mosquini, empresa tradicional e bem conhecida da região.

 

O Prof. Thiago explicou,que a próxima fase será a devolutiva para os empresários junto com os alunos responsáveis, quando os alunos, orientados pelo professor, irão mostrar para os empresários as oportunidades e ameaças, bem como as eventuais estratégias que poderão ser usadas na empresa, primando atender a visão e a missão da empresa, que foram construídas durante o processo da pratica.

 

Abaixo segue pequena entrevista:

O que achou da iniciativa da São Camilo, em colocar pratica e teoria juntas?

R: Acredito ser muito positiva, pois, assim, a São Camilo consegue ter um diferencial a mais no mercado, tanto para com os alunos e para as empresas ao seu redor.

 

Você já conhecia esse tipo de diferencial em outras faculdades?

R: Não. Por isso me chamou atenção. Na minha época não tive essa oportunidade.

 

Você, como empresário, o que pensa de praticas como essa?

R: É muito importante para nós, empresa, e para os alunos, já que, apesar dos alunos não estarem habilitados em darem consultoria, mas tem o apoio e assistência dos professores, trazem para nós novidades e ferramentas que podemos utilizar para melhorar o desempenho da empresa em diversas áreas.

 

 Qual sugestão, como empresário, você passaria para esses alunos?

R: Deve ser mais divulgado e ampliado práticas como essa, e que os alunos possam abraçar essas oportunidades e desenvolverem ao máximo esse potencial, e a troca de experiência vivida nesses momentos.