1.º Ciclo de Palestras para Cursos Técnicos em Informática

Postado em 05/08/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Visualizado 2105 vezes.


Durante os dias 16 e 18 de junho, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas de Informação (SI) do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo realizaram o 1.º Ciclo de Palestras para Cursos Técnicos em Informática.  Na ocasião, foram convidadas as escolas estaduais Fraternidade e Luz, Liceu Muniz Freire e Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidabã), que possuem cursos técnicos profissionalizantes na área de tecnologia.

 

O primeiro dia foi marcado por palestras que aconteceram simultaneamente abordando temas da área tecnológica como: Deep Web, Gestão de Projetos, Engenharia Social e Design Responsivo, ministradas por docente, discente, egresso do curso de Sistemas de Informação e por colaborador do Setor de Informática da instituição.

 

Já no segundo dia do evento, aconteceu a mesa redonda com os professores dos colegiados dos cursos de ADS e SI onde discutiram sobre as diversas áreas de atuação do profissional de informática como: Engenharia de Software, Programação, Redes de Computadores e Banco de Dados, assuntos em sintonia com o Projeto Pedagógico do Curso, em seus eixos temáticos. Além disso, explanaram sobre o mercado de trabalho regional e nacional e apresentaram depoimentos de ex-alunos que estão bem sucedidos com a carreira.

 

Em seguida, o professor Bruno Missi Xavier apresentou seu objeto de pesquisa na área de robótica, um quadripod apelidado de Frank. Trata-se de um robô quadrúpede de aparência aracnídea e com capacidade de executar diversos movimentos, inclusive andar. Este robô foi construído utilizando tecnologias abertas e será alvo de estudos dos cursos de ADS e SI nos próximos períodos.

 

Para fechar a noite, foi realizado um Quiz - Jogo de perguntas e respostas com equipes formadas por alunos das escolas convidadas e dos cursos de ADS e SI. Os alunos utilizaram a estrutura do laboratório de informática, e um software criado dentro do Curso de ADS para disputarem a premiação de encerramento do evento.

 

O aluno Fernando Ferreira de Moraes do curso Técnico em Informática da escola Liceu Muniz Freire, participante da equipevencedora do Quiz, frisou que o ciclo de palestras pôde oportunizar novos conhecimentos na área de informática. Além disso, Fernando elogiou a organização e o dinamismo do evento.

 

De acordo com o professor Marcos de Souza, o evento com o ciclo de palestras e mesa redonda possibilitou aos alunos novos conhecimentos abordando temas importantes em diversas áreas da tecnologia.

 

Segundo o coordenador dos cursos de ADS e SI, professor Marcelo Albuquerque Schuster, o evento foi proveitoso ao aproximar os cursos técnicos e também as pessoas interessadas na área tecnológica, da academia. Os projetos científicos, cursos de extensão, atividades de campo e debates como o que foi apresentado são mais interessantes quando as experiências de alunos e profissionais de diversas origens acadêmicas, lançando a luz da prática direcionada e com peso maior nos cursos técnicos, às teorias e práticas dos Cursos Superiores de Computação.

 

Com o sucesso do 1º Ciclo de Palestras para Cursos Técnicos em Informática, a coordenação e os professores pretendem inserir o evento no calendário de atividades  cursos de ADS e SI  para o próximo ano. Além disso, almejam além de convidar outras escolas, duplicar o número de palestras envolvendo os discentes e egressos.

 

Confira as palestras que aconteceram durante o 1.º Ciclo de Palestras para Cursos Técnicos:

Deep Web: a internet Invisível e seus aspectos tecnológicos e sociais.

Fabio Machado de Oliveira Engenharia Social: disponibilidade, integridade e confidencialidade para controle da informação.

Willer de Freitas Oliveira: Gerência de Projetos e seus conceitos.

Diogo Souza Machado: Design responsivo: conceitos, frameworks e dispositivos.

Gustavo Sopoleto Guimarães