Escolas parcerias do Pibid participam de fórum na São Camilo

Postado em 14/08/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Pibid.

Visualizado 2143 vezes.


Na tarde do dia 12 de agosto, foi realizado no auditório Pe. Ângelo Brusco o I Fórum de Supervisores de Escolas com as instituições parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que visa promover a inserção dos acadêmicos no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

 

Os supervisores apresentaram algumas das ações desenvolvidas pelos alunos bolsistas do Pibid nas escolas parceiras no 1.º Semestre de 2014, relatando as vivências no cotidiano das escolas parceiras. Assim, constatou-se que os acadêmicos das Licenciaturas estão tendo oportunidade de articular a teoria com a prática no cotidiano escolar.

 

Para a Coordenadora do curso de Pedagogia Prof.ª Cristina Lens o evento foi muito interessante, pois foi possível estreitar a relação entre a escola, o Centro Universitário São Camilo e a importância do acadêmico bolsista do Pibid, “Durante o FÓRUM, os representantes tiveram oportunidade de compartilhar os fazeres de suas escolas, relatando e apresentando através de vídeos esses fazeres, apreciamos uma série de atividades e projetos significativos realizados por nossos discentes. Esses projetos oportunizam a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando o crescimento do discente no seu fazer pedagógico. A troca de experiências teve um papel de grande importância para o aprendizado de todos: Coordenadores, Gestores e Supervisores do PIBID”.

 

Ainda de acordo com a prof.ª Cristina com o fórum, os supervisores poderão refletir sobre as potencialidades e fragilidades de suas escolas, bem como através da troca de experiências realizada nesse fórum poderão pensar em novas possibilidades de ações com os pibidianos.

 

Escolas parceiras do Pibid:

Municipais

EMEB Prof. Valdy Freitas, EMEB Prof. Athayr Cagnin, EMEB Jenny Guardia, EMEB Galdino Theodoro, EMEB Monteiro Lobato, EMEB Julieta Deps, EMEB Gércia Ferreira, EMEB Anacleto Ramos, EMEB Florisbelo Neves, EMEB Maria das Dores, EMEB Deusdedit Baptista, EMEB Luiz Marques e EMEB Newton Braga.

 

Estaduais

EEEFM Francisco Coelho Ávila Junior, EEEFM Newtro Ferreira de Almeida, EEEF Inah Wernwck, EEEF Lions Sebastião, EEEF Agostinho Simonato, EEEF Claudionor Ribeiro, EEEF Maria Angelica Marangoni, EEEF Hosana Salles, EEEF Eliseu Lofego, EEEFM Liceu Muniz Freire e João Bley.